Correios deixam a desejar

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 06 de novembro de 2021

Edição de 06 e 07 de novembro de 1971
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Correios deixam a desejar: Já não é realizada mais a entrega de correspondências aos domingos em Nova Friburgo. No último Dia de Finados, (terça-feira, 2,) também não foram distribuídos jornais, cartas em nossa cidade. O mesmo aconteceu na quinta-feira, 4 (dia da inauguração dos melhoramentos na agência postal local). Não é preciso comentários! 
  • Kaufmann e o genro Luiz Mastrangelo Netto: Quando Deus criou o mundo devia estar… Esta mão que antes deslizava ágil e destra sobre a tela, criando prodígios de formas, de cores e de assuntos, é a mesma que agora mal treme com a minha, na angústia de quem quer dizer alguma coisa e não pode. Morreu Arthur Kaufmann, em 25 de setembro de 1971, no Hospital São Lucas. Kaufmann, sob sete palmos no cemitério São João Batista, vive hoje a terra de Friburgo, a mesma de onde brotou Guignard. O cemitério é pobre, há muito mármore, certa pompa fúnebre, mas falta-lhe árvores, sombras. À beira do túmulo não podem ser plantados o carvalho da Alemanha ou o cedro de Israel, mas espaço há-de haver para a roseira de Conselheiro. 
  • Professor Amaury, novo imortal: Recentemente eleito, tomará posse na Academia Friburguense de Letras no próximo 15 de novembro, indo ocupar a cadeira patrocinada por José Veríssimo, o ilustrado mestre dr. Amaury Pereira Muniz, dirigente máximo da Fundação Educacional de Friburgo e da Fundação Getúlio Vargas - Colégio Nova Friburgo. Homens como o professor Amaury dignificam realmente uma coletividade. Está de parabéns a nossa Academia de Letras.  
  • Professor Luiz de Gonzaga Malheiros representou o governador: Para representar o governador do Estado do Rio de Janeiro, Raymundo Padilha, na solenidade de instalação da Universidade Serra dos Órgãos, esteve em nossa cidade, o ilustrado professor Malheiros, nosso conterrâneo e que há alguns anos preside o Conselho de Educação do Estado do Rio, que como se sabe é o órgão decisivo no que respeita ao controle do ensino de todos os graus na terra fluminense. 
  • Ficha de inscrição partidária: A executiva municipal do MDB fornecerá as diretrizes a respeito das fichas partidárias entregues ao presidente Álvaro de Almeida, pelo Juizo Eleitoral. 

Pílulas:

  • Com a simplicidade, mas com a presença do mundo oficial e pessoas que de fato e realmente se interessam pelos magnos assuntos da nossa comunidade, foi criada e instalada em nossa cidade a Universidade Serra dos Órgãos, entidade que superintenderá o ensino superior e técnico-profissional na zona geoeconômica, cujo principal vértice é Nova Friburgo.  
  • A Universidade Serra dos Órgãos reunirá para um objetivo comum as fundações educacionais de Friburgo, Teresópolis, a Fundação Getúlio Vargas - Colégio Nova Friburgo e a Faculdade de Filosofia das Dorotéias, formando-se assim um poderoso e equilibrado órgão de educação, com estabelecimentos de ensino nesta região e após estudos das garantias reais de perfeito funcionamento, especialmente no que se refere a um corpo de professores da mais alta capacidade. 
  • O ilustre e querido professor Luiz Gonzaga Malheiros produziu o mais erudito, o mais substancial discurso na solenidade de criação da Universidade Serra dos Órgãos. além de mestre emérito, o mencionado professor é o presidente do conselho estadual do ensino e uma das mais brilhantes figuras do magistério nacional. Friburguense nato e que realmente ama a sua terra natal, o professor Malheiros jamais poderia estar ausente em tão importante momento da "Suíça Brasileira” pois agora sim, está aberto o caminho, a grande clareira de Friburgo, Cidade Universitária. 
  • Mais uma vez queremos lembrar aos que simplesmente estão contra aos gigantescos passos que o prefeito Feliciano Costa está dando no caminho do ensino superior do nosso município, uma verdade crua: o nosso povo, vai cobrar (e de que forma?) de modo total e absoluto, seja em termos sociais, políticos e de todas as maneiras, os tributos das inconsequências, das obstinações, da politicagem, etc. etc. etc. dos que não justificarem perfeitamente seus gestos, seus atos, suas maquinações e até suas criminosas omissões. 
  • E falando em omissões, detestável será aquela moldada na covardia, no jogo de interesses da politiquice ou dos “porta-vozes” escondidinhos dos homens públicos anestesiados por um espírito de oposição que nada edifica, que só destrói, inapelavelmente. A grande verdade que vai superar, todas as incompreensões assim como as jogadas do timinho do contra: vamos ter ensino superior, vamos ter ensino técnico-profissional, vamos ter, enfim, de fato, verdadeiramente, Friburgo, Cidade Universitária. Quem quiser que fique zangadinho… 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Lucy Lamy (6); Jair de Castro Nunes, Demerval Moreira e Nila Nara Barros (7); Cláudio Moreira da Costa, Sebastião Martins da Silva Mattos, Jofre Martins da Costa e Lilia Beatriz Moraes e Souza (8); José Mauro (9); Gildásio Storck, Fátima Sardou e Rubens Falcão (10); Martinho Barros, Paulo César Vassalo, Leilah Braune, Liana Ventura, Adhemar Araújo, Esmeralda Guedes Izolda Braune e Jayra de Castro Nunes (11); e Anália Queiroz Costa (12). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.