Autorizado o funcionamento da Faculdade de Odontologia

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 20 de março de 2021

Pesquisado por Thiago Lima
Edição de 20 e 21 de março de 1971


Manchetes:

  • Autorizado por decreto presidencial, o funcionamento da Faculdade de Odontologia - Em seu último despacho com o ministro da Educação, o presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, aprovou a criação do curso superior de Odontologia em nosso município. Com esse ato, foram derrotadas as forças políticas que se antepunham a um dos grandes sonhos da nossa mocidade.
  • Roberto Sá Fortes, o homem que vai “limpar” o DER - O engenheiro Roberto Sá Fortes é um jovem técnico do qual tudo pode esperar a administração estadual, que o escolheu para o cargo de diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A função precípua do novo diretor do DER é sacudir a poeira e jogar muito “Detefon” nas engrenagens do importante órgão que foi desgovernado em todo o quadriênio pelo doutor engenheiro ex-prefeito de Friburgo. 
  • Manoel Carneiro de Menezes: reversão ao serviço público - O governador fluminense, Geremias de Mattos Fontes, fez reverter ao serviço, a pedido do interessado, o fiscal de rendas, Manoel Carneiro de Menezes, conhecido e querido homem público que toda Friburgo admira e quer bem. A decisão do governador Geremias Fontes vinha sendo pleiteada pelo servidor em causa, que assim, ficou atendido em sua reivindicação funcional e portanto colocado na posição desejada. O tenente Manoel Carneiro de Menezes, que com sua alta capacidade ocupou a função de chefe do Departamento de Turismo e Certames da municipalidade, estava exercendo a vereança, tendo sido um dos mais votados vereadores no município.  
  • General Rubens Rosado, uma legenda de dignidade - O novo secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro é o general Rubens Rosado, uma autêntica legenda de dignidade, patriotismo e amor ao trabalho. Engenheiro dos mais brilhantes, já exerceu altos cargos na administração fluminense e no Governo Federal, tendo sido por duas vezes, diretor geral dos Correios e Telégrafos e o homem escolhido para os estudos e implantação do mencionado órgão como autarquia. Amigo de nossa terra, o general Rubens Rosado aqui passa temporadas de descanso e veraneio, sendo querido e respeitado por todos.  
  • Nelson Kemp no serviço de divulgação da Prefeitura - Ao que estamos informados, o nosso colega de imprensa, jornalista Nelson Kemp foi convidado e aceitou chefiar a seção do Serviço de Divulgação da Prefeitura de Friburgo. Kemp, é um amigo e experimentado homem de jornal, acostumado às lides da imprensa, destacando-se antes de mais nada, pela autenticidade, pelos conhecimentos, pela tarimba na edição dos semanários do interior.
  • Comandante Imbroinisi - Foi muito felicitado, aliás merecidamente, o nosso conterrâneo, capitão Newton Abicalil Imbroinisi, comandante da Companhia da Polícia Militar aqui sediada, pela sobriedade e segurança com que realizou o policiamento e garantia pessoal dos participantes do Primeiro Encontro Nacional de Secretários de Interior e Justiça e Presidentes dos Conselhos Penitenciários dos Estados, realizado em nossa cidade.

 

Pílulas:

  • E a água jorrou nas torneiras. Aquilo que desde o mês passado deveria ter acontecido precisou “forceps” para ocorrer. O "esvaziamento da obra do século” - definição muito nossa e que ninguém arrebatará - foi coisa de bobalhões, figurinhas escondidas na lama de pantanal da politiquice. 
  • O prefeito de Friburgo, Feliciano Costa, mandou ao Legislativo mensagem de criação da Secretaria de Saúde e Promoção Humana. Não sabemos bem se o título é mesmo este que estamos dando. É evidente a falta de entrosamento do poder público municipal com a imprensa. 
  • O Departamento de Turismo Municipal está atuante, como convém a um organismo que trata da matéria em cidade de veraneio e clima ameno. A participação no Festival de Cinema em Teresópolis, com a nossa embaixada levando flores para distribuir com os participantes, especialmente com os artistas e diretores de cinema, rádio, televisão e jornalismo, é atuação inteligente e “a la Menezes”, o que quer dizer: certa, apropriada, realmente produtiva.    
  • Conforme prevíamos, o prefeito Feliciano Costa aceitou de pronto o plano estadual de instalação em nossa cidade, de um moderno Corpo de Bombeiros. A participação do município, será a construção do prédio para alojamento dos 60 homens e da garagem para os carros do equipamento. O Executivo “deu no vinte”, conforme esperávamos.  

 

Sociais:

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Juvenal Goulart (20); Maria Lessa Ventura, Flora Sertã da Silveira e João Batista Bussinger (21); Aracy Cúrio, Arlindo Angelino Pólo, José Dutra da Costa e Gisele Passenato (23); Richard Ihns (24); Elvirinha Gandur e Neuza Ruiz (25); Lázaro Matheus Garcia (26); Wilson Campos e Yeda Pinheiro (27). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.