Amaral Peixoto é o senador mais votado do Estado do Rio

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 12 de dezembro de 2020

Edição de 12 e 13 de dezembro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes

  • O senador mais votado no Estado do Rio - O almirante Ernani do Amaral Peixoto, ex-governador do nosso Estado e que com brilho e alto sentido de patriotismo e dignidade presidiu o PSD fluminense e nacional, recebeu a maior consagração que um homem público pode aspirar. Embora de política antagônica à Revolução e ao atual governo, foi o mais votado Senador da terra de Nilo Peçanha, tendo ultrapassado de quase dez mil votos o seu grande antagonista, Vasconcellos Torres que elegeu-se também, já que eram duas ofertadas vagas. A vitória do almirante Amaral Peixoto vem repercutindo de modo especial, já que no Estado do Rio é ele, incontestavelmente o maior líder partidário.
  • A Santa Casa e a imprensa - O provedor da benemérita irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Nova Friburgo, dr. Augusto Cláudio Ferreira, recebeu os jornalistas para um oportuno "bate-papo" seguido de um especial almoço. Foi-nos mostrando o enormíssimo "trem" de obras em execução — uma estrutura pronta com mais de mil metros quadrados — assim como também, o movimento de doentes internados no nosocômio que é hoje um modelo. Grandes equipes de enfermeiros, zeladores, auxiliares, técnicos médicos de várias especializações integram os quadros do hospital de referência, sob o comando de diretores abnegados. Custa-se a acreditar na transformação quase total operada nos métodos e no geral do funcionamento da benemérita casa de caridade, a qual Acácio Borges tanto deu do seu idealismo capacidade de trabalho. O dr. Augusto Cláudio Ferreira e a sua equipe merecem parabéns.
  • O Sanatório naval e a cidade de Nova Friburgo - Mais de 60 anos são decorridos que o capitão de fragata médico dr. Joaquim Ignácio de Siqueira Bulcão instalara o Sanatório Naval de Nova Friburgo e presidira a sua primeira diretoria. A época deve ser rememorada com um hino de louvor ao distinto e impávido oficial, que não se intimidou com as dificuldades, que jamais teve um gesto de desânimo face aos naturais embaraços relativamente ao funcionamento e perfeição dos serviços do nosocômio da nossa Armada. 
  • Esta edição registrou também com destaque na capa a revolta da opinião pública brasileira com o sequestro do embaixador suíço. 

Pílulas

  • Um grupo de assessores do candidato eleito ao cargo de prefeito friburguense, dr. Feliciano Benedicto da Costa, está estudando, in loco, toda a organização e funcionamento da máquina administrativa da prefeitura, não só para um total conhecimento dos mínimos detalhes como ainda para, principalmente, sugerir fórmulas, métodos ou meios de desburocratizar os serviços, acelerando o processamento de papéis e, enfim, facilitando ao máximo as relações do contribuinte para com a repartição. O grupo de referência tem tido boa impressão do modo geral de como funciona a prefeitura.
  • Temos tido o maior cuidado na divulgação de nomes do provável staff do futuro prefeito. O nosso único interesse é ir ao encontro da curiosidade de nossos leitores. Claro que não poderemos garantir a veracidade das notícias. A verdade é que quando apontamos nomes o fazemos com o fogo produzido por excelente pólvora. Assim é que temos: para o serviço de imprensa e divulgação, Paulo Santos; procurador municipal, dr. Alberto Madeira; secretário da Fazenda, Réne Muniz e assessor de gabinete, dr. Franco Lobianco. Uma coisa deve ser ressaltada. Todos os citados têm substância e gabarito, proibindo o desejo de eliminação das incapacidades dos apadrinhados políticos.
  • Amaral Peixoto, a exponencial figura política fluminense, foi o mais votado para a senatoria da terra de Nilo Peçanha. Contra tudo, sem nada, a não ser a auréola da respeitabilidade granjeada nos cargos e respeito aos dinheiros públicos, o grande brasileiro chegou ao final da apuração com quase 10 mil votos acima do seu oponente.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversário de: Jacintha Crescência Sertã e Afonso Cordoeira Rotay (12); Jayro Winter, Thereza Gasparelli Banjar e Luiz Moreira da Costa (13); Angeolina de Lourdes Fascetta e Amado Corrêa (15); Albertino Freitas Vasconcelos e Jacéa Mayer (17); Maria Sonia Rotay da Costa (19); Marcelo Ventura (22); Rivaldo Santos e Hélio Guimarães de Souza (23).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.