Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Diocese acolhe o novo bispo

A Voz da Diocese
a voz da diocese
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.
Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha, bispo diocesano nomeado.
Como brisa suave que anuncia novos tempos, recebemos com jubilosa esperança a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Nova Friburgo. Nossa diocese, vasta em território e rica em diversidade, se estende por montanhas e vales, litoral e serras, unindo os três vicariatos — Norte, Litoral e Sede — em um só corpo e em um só espírito. Somos um povo espalhado em 19 municípios e reunido em 60 paróquias, e que agora se une em um mesmo sentimento: o de acolhê-lo com um coração imenso, generoso e profundamente aberto à sua presença e ao seu pastoreio.
Queremos também expressar nossa profunda gratidão ao Santo Padre, o Papa Leão XIV, pela solicitude com que olhou para nossa diocese ao escolher Vossa Excelência como nosso novo pastor. Reconhecemos, neste gesto, o carinho e a atenção da Igreja que, como mãe, cuida com zelo de cada porção do povo de Deus.
Acreditamos que este novo tempo será marcado pela graça de Deus e pelo vigor pastoral que Vossa Excelência trará ao nosso meio. O povo de Deus — clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas — já se alegra com a perspectiva de caminhar ao seu lado, como irmãos e irmãs, sob a luz do Evangelho.
Recebê-lo como nosso pastor é motivo de gratidão. Queremos assegurar-lhe, desde já, nossas orações e nossa disposição sincera de colaborar com dedicação e alegria em sua missão episcopal. Que esta nova etapa seja fecunda, marcada pelo diálogo, pela escuta e pela construção de uma Igreja cada vez mais sinodal, missionária e viva.
Seja muito bem-vindo entre nós, Dom Pedro! Que o Espírito Santo o conduza sempre com sabedoria e fortaleza. Conte com o nosso afeto, respeito e apoio constante.
Fraternalmente,
Padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo
Administrador Diocesano
Pela Diocese de Nova Friburgo
Papa Leão XIV nomeou Dom Pedro Cunha Cruz como novo Bispo de Nova Friburgo
O Papa Leão XIV nomeou na última quarta-feira, 2, Dom Pedro Cunha Cruz como bispo da Diocese Nova Friburgo, transferindo-o da Sede Episcopal de Campanha, município do sul de Minas Gerais. Dom Pedro nasceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 16 de junho de 1964. É bacharel em filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, (1984 – 1985). De 1987 a 1990 fez seus estudos de Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e de Teologia na Faculdade de Teologia, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), entre 1986 e 1990. Em Roma, obteve Mestrado em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana em 1996 e Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Santa Cruz, de 1993 a 1997.
EM 4 de agosto de 1990 recebeu a ordenação presbiteral. No mesmo ano foi vigário da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars. No ano seguinte foi pároco da Paróquia São Francisco de Assis. De 1991 a 1993 foi Diretor dos Estudantes no Seminário São José. Em 1998 foi pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus; a partir de 2003 foi pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, no centro histórico do Rio. Ainda foi professor de Filosofia na PUC-Rio e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na Arquidiocese do Rio de Janeiro e diretor do Instituto de Teologia da mesma arquidiocese.
Em 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro exerceu os seguintes encargos: vigário geral; animador do Vicariato Episcopal Leopoldina e Urbano, Iniciação Cristã e Catequese; Escola de Fé e Política; Liturgia; Música Sacra; Arte Sacra; das Pastorais Sociais; Curso de Doutrina Social da Igreja; Pastoral Vocacional; Seminário Arquidiocesano; Comissão de Ordem e Ministérios; professor do Seminário São José e da PUC-Rio.
No dia 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo-coadjutor da Diocese de Campanha, onde foi apresentado em 11 de julho do mesmo ano, e passou a auxiliar o bispo diocesano, Dom Diamantino Prata de Carvalho. Em 25 de novembro de 2015, Dom Pedro recebeu a nomeação de bispo diocesano de Campanha.
Dom Pedro é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 e também referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na Diocese de Campanha, desde 5 de novembro de 2015, Dom Pedro Cunha Cruz é o 7º bispo diocesano. Sua posse na Diocese de Nova Friburgo será no dia 23 de agosto, às 9h, na Catedral São João Batista. (Fonte: CNBB)

A Voz da Diocese
a voz da diocese
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário