Embratur em Nova Friburgo

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 02 de agosto de 2023

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, confirma presença em Nova Friburgo, no dia 01 de setembro. Será a primeira visita de uma autoridade do alto escalão do novo Governo Federal ao município. Na ocasião, Freixo vai inaugurar um novo espaço no Cefet e dará uma aula magna para os alunos do curso de turismo da unidade local.

 

Mapa internacional

A Embratur tem status de Ministério e cuida do turismo internacional, enquanto cabe ao Ministério do Turismo cuidar do turismo interno. Nova Friburgo está entre os 71 municípios fluminenses inseridos no mapa internacional de turismo, apesar de ter raras ações nesse sentido. Se a capital, Rio de Janeiro, é o maior indutor de turismo de brasileiros e estrangeiros do país, Nova Friburgo quase não aproveita essa oportunidade. 

 

Rio - indutor de turismo

Segundo dados de agências de turismo, a maioria dos turistas que vão ao Rio de Janeiro esticam para cidades como Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Mangaratiba, Paraty e Petrópolis. Nova Friburgo fica de fora desse circuito por inúmeros motivos que vão de inércia à logística, ainda que em termos de distância, por exemplo, Nova Friburgo fica mais perto da capital do que Angra e Paraty e tem distância semelhante de Cabo Frio e Búzios.

 

Potenciais inexplorados

Nova Friburgo tem um potencial pouco explorado que é a sua própria história. Poucos municípios têm o privilégio de ser a primeira colônia suíça e alemã do país, além dos demais povos, africanos, portugueses, libaneses, austríacos, japoneses, italianos, espanhóis e húngaros. O intercâmbio com esses países é fundamental. 

 

Ativo verde

Sem contar as chamadas moedas verdes que, para além do turismo, podem gerar muitos créditos de carbono e outras fontes de receita, já que o município mantém grande parte de sua Mata Atlântica, cuja preservação interessa muito ao mercado financeiro internacional nessa era de sustentabilidade. A vinda do presidente da Embratur a Nova Friburgo é, no mínimo, um reacender de chamas desse debate.                     


Preocupação ambiental

“Bonitinha, mas ordinária”. O icônico termo de Nelson Rodrigues pode se aplicar às cerejeiras. São lindas e na curta época de flora causam encantamento. Isto é incontestável. No entanto, vêm causando preocupação em ambientalistas de Nova Friburgo. As árvores exóticas estão invadindo o Parque dos Três Picos, especialmente na região do Caledônia. Várias delas, ainda pequenas, têm invadido o espaço das árvores típicas da Mata Atlântica.

 

Caledônia rosa?

O problema é que essas árvores exóticas são territorialistas e tomam os terrenos rapidamente, quando não há a intervenção devida. Ainda que salte aos olhos ver, no futuro, todo o Caledônia rosado na curta época da flora, isso representa um grande risco para a biodiversidade da região. O impacto ambiental é brutal. Especialistas, inclusive, acreditam que se não houver uma ação contundente, em três décadas, é o que ocorrerá.

 

Riscos

Mas por trás de toda essa “beleza”, é que para além do impacto na biodiversidade, há sério risco para a fauna, a microfauna e a reprodução das espécies locais. A invasão das cerejeiras na Mata Atlântica, no entanto, não tem sido uma ação direta do homem. Mas dos pássaros, que têm carregado sementes de onde se tem cerejeiras, para o Parque. O fenômeno precisa de mais estudos, assim como seus possíveis impactos.

 

Tradição japonesa

Vale lembrar que o cultivo de cerejeiras em Nova Friburgo é antigo e faz parte da colonização japonesa na cidade, que remonta à década de 20 do século passado. Por óbvio, mas que fique claro, a colônia sempre foi muito cuidadosa no manejo e respeitosa com a natureza como um todo. Vale reforçar que não só as cerejeiras são consideradas árvores exóticas, ou seja, não nativas, como os eucaliptos. Ainda mais comuns no território friburguense, os eucaliptos também são espécies exóticas.

 

Centenário

Por falar em Colônia Japonesa, está próximo o centenário da chegada deles a Nova Friburgo. O marco deve ser 2027. A quatro anos da data expressiva, espera-se da municipalidade que haja um planejamento para uma festa condizente com a grandeza da marca e a importância que esse povo tem na nossa cultura e economia. Basta olhar para o bicentenário da colonização alemã em Nova Friburgo, a primeira do país e que poderia ter sido muito maior.

 

A 1ª do Brasil

Aliás, Nova Friburgo tira pouquíssimo proveito disso e vê cidades do Sul “roubarem” essa marca. Cidades como São Leopoldo (RS), inclusive, baseiam todo seu turismo como primeira colônia alemã do Brasil. O que não é verdade, afinal, lá os alemães chegaram em 1824. Dois anos antes (1822), já estavam em Nova Friburgo. Mas é aquilo, quem não usa bem marca acaba por perdê-la. Nada que não se possa reverter em médio e longo prazo com trabalho adequado.

 

 

Observação de Passarinhos

O Vale das Seriemas promoveu no último final de semana uma observação de passarinhos, atividade que atrai turistas de todo o Brasil e até do exterior. A atividade ocorreu na Estrada Cascatinha-São Lourenço, incluindo o Chapéu da Bruxa. Foram computadas na imersão 106 espécies de pássaros diferentes. Nova Friburgo é considerada um dos melhores lugares do Brasil para a observação de pássaros.

 

Mata Atlântica é paraíso

Os grupos, que não podem ser grandes, têm melhor experiência quando tem a orientação de um guia. Este especialista, geralmente, consegue identificar os cantos das aves mesmo a quilômetros de distância e com técnica de som consegue atrair as aves para observação delas mais de perto. Muitas delas, ainda sim, ficam embrenhadas e, por isso, é essencial a utilização de binóculos. Para fotos são necessários equipamentos e lentes especiais.

 

Evento internacional

Em outubro, Nova Friburgo deve receber um grande evento de observação de pássaros. Os organizadores estão fechando o encontro que deve ocorrer em duas áreas do município. Em breve, outras informações sobre inscrições e atividades. Importante ressaltar que um dos objetivos dos aficionados pela atividade é a preservação ambiental. Atuam muito contra a caça e o encarceramento dos animais.


Cidades Sustentáveis

O projeto Cidades Sustentáveis realizou seu segundo workshop em Nova Friburgo, dessa vez durante a Festa do Produtor Rural, na Ceasa de Conquista. Foram abordados temas como mudanças climáticas, segurança alimentar e conservação do solo e da água. Também aconteceram atividades do Embrapa & Escola, abordando o tema educação em solos para crianças e jovens. 


Embrapa

Também foi promovida exposição sobre os trabalhos realizados na região. Em Nova Friburgo, através do projeto, ocorrem atividades relacionadas à segurança alimentar e hídrica em áreas vulneráveis a eventos climáticos extremos. O Cidades Sustentáveis montou um estande compartilhado pela Embrapa Solos e a Embrapa Agroindústria de Alimentos.

 

Mondial de la Bierre

As principais cervejarias do Brasil reunidas em um só lugar. O Mondial de la Bierre chega à sua 10ª edição no Brasil. O Rio de Janeiro é o palco. E já tem marca friburguense confirmada no festival internacional que deve reunir mais de 1500 rótulos. O evento volta a acontecer no Píer Mauá, na zona portuária carioca, neste ano, durante cinco dias. Será de 11 a 15 de outubro. A Alpendorf já confirmou presença, assim como a Rota Cervejeira que tem em seu cardápio filiados de Nova Friburgo. 

 

 

Carnaval 2024

O fim de semana será para lá de agitado nas quadras das escolas de samba da cidade. Neste domingo, 06, 15h, a Unidos da Saudade lança seu enredo e o samba exaltação pelos 75 anos de fundação. Além dos dois lançamentos, libera a sinopse para a disputa de samba-enredo. A Vilage faz a 2ª eliminatória de samba para seu enredo Xaxado. Mais um samba será eliminado e restarão seis na disputa que termina no dia 2 de setembro.


Disputa de samba

Enquanto isso, o Alunão decidiu pela disputa de samba-enredo, após ter encomendado a obra para o carnaval 2023. Com o enredo “Nem Tudo que Reluz é Ouro”, a sinopse já foi liberada para os compositores interessados se inscreverem. Também no domingo, 06, a Imperatriz de Olaria realiza às 12h, sua tradicional feijoada com a coroação da rainha de bateria, Vaneska Alves (FOTO). A Imperatriz está com inscrições abertas para sua disputa de samba e já realizou uma rodada de tira-dúvidas.

 

Palavreando

“Das pequenas coisas - a vida. Esse conjunto de degraus até podem levar ao topo, mas é em cada degrau que se é possível sorrisos despretensiosos, olhares impactantes, rubores incontroláveis, lágrimas de fazer mar, tremor nas pernas, vibração nas cordas vocais, palpitações intensas, encontros inexplicáveis, vivacidade”.


Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Foto da galeria
#OMELHORFRIODORIO (foto) Um paraíso iluminado por todos os ângulos.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.