Intervenção em Friburgo?

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 03 de junho de 2023

Edição de 2 e 3 de junho de 1973

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes

Intervenção em Friburgo? - Rumores dão conta que foi solicitada. Criação de cargos ilegais é base para a medida.

Balde de Lixo - O secretário geral da Prefeitura de Friburgo, dr. Paulo Vassallo de Azevedo - muito antes do que esperávamos - mostrou total incapacidade para o exercício do cargo público. O cargo sofre oposição sob diversos aspectos. O jovem secretário convocou uma entrevista “sui-generis” com a imprensa e nada mais se fez senão demonstrar “ao vivo” sua ambição em eleger-se “custe o que custar” deputado estadual nas próximas eleições. Ambição que outro não tem prejudicado senão o prefeito Amâncio Mário de Azevedo, certamente a maior vítima das urdiduras falsas e demagógicas de seu secretário. A oposição construtiva a que nos propusemos vai até - e ultrapassa - as linhas do elogio a tudo de bom que tem sido feito em alguns setores da prefeitura na atual administração. Estamos em outro local inserindo toda a adjetivação usada pelo inexperiente secretário geral. Pois, para nós, o que ocorreu não foi uma entrevista. Apenas o sr. Paulo Azevedo  encheu um balde de lixo, tentando despejá-lo - sem o conseguir - em cima da imprensa - É assunto, então, que passa aos cuidados da Secretaria de Serviços Públicos, talvez numa "operação arrastão”.

Friburguenses assistem prefeituras do região centro-norte - Intenso trabalho de organização e planejamento vem sendo efetuado nas prefeituras da região centro-norte fluminense por dois ilustres friburguenses: o advogado Nelson Pereira da Silva e o técnico de contabilidade Eucir de Lima e Silva.

Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras e Carmo já se encontram recebendo dos dois friburguenses os benefícios de organização, planejamento e assistência jurídica. Com larga experiência na administração pública, tanto o dr. Nelson Pereira da Silva, quanto ao sr. Eucir de Lima e Silva, prestaram relevantes serviços à administração de Friburgo, no mandato do ex-prefeito Feliciano Costa.

Dilva Morais é candidata à estadual - Por todos os seus méritos em função do ensino friburguense, a professora Dilva Morais merece a indicação, porque, se eleita, pode prestar relevantes serviços ao ensino e à educação do Estado do Rio. Sua atuação na FEC e, atualmente, como diretora executiva - têm-lhe granjeado aplausos gerais, muito especialmente pelos seus dotes humanos os quais se harmonizam com o exercício da função pública.

Posto de Saúde: uma excrescência - A Secretaria de Saúde do Estado do Rio deve voltar suas visitas para o Posto de Saúde de Nova Friburgo. Em plena era de Brasil Grande, o que temos em Friburgo não é um posto de saúde: é um pardieiro. Tudo começa com a velha construção onde se situam tumultuosamente os diversos serviços. Construção de quase 40 anos e que nenhuma transformação recebeu até hoje. Tudo o mais vem em função da péssima instalação: desorganização, falta de higiene, dos servidores mal instalados, falta de aparelhamento técnico.

Pílulas

 ●     Anunciada aos quatro cantos, antes da posse do atual Prefeito, vaticinada por um de seus inúmeros assessores técnicos, parece que a extinção da Fundação Educacional e Cultural de Nova Friburgo está a caminho. Pelo menos é o que se deduz dos ataques oficiosos que a mesma vem recebendo. 

●     Tal é a vontade de desgastar que - em órgãos "oficiais", em destaque, a FEC é chamada de “Fundação Fantasma” entre outras coisas, e reclama-se a falta de apoio do meio empresarial, em que a Fundação - deveria, afirmam - repousar as duas despesas.

●     Superada ou não, funcional ou nao, deficitária ou não, a verdade é que a FEC se constituiu até hoje, e ainda se constitui na mais importante arma e área política, em que os ex-prefeitos e o atual se servem para a realização de suas manobras político-eleitoreiras. Basta termos a professora Dilva Morais na direção executiva daquele órgão, para que seja realçada a importância política da FEC.

●     Muito se falou do convênio Prefeitura e Hospital Regional , na base do qual voltaria a se prestar ao povo assistência domiciliar de urgência. Contudo, até hoje, nada foi encaminhado à Câmara neste sentido, porque, sem audiência da Câmara Municipal, nada poderá ser feito.                                                                                                                                                                                                                                        

E mais…

O Adjetivista

Correios: Trabalham mal

Diretoria do Banco do Brasil em visita a Friburgo

 Sociais

 A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Professora Maria Alice Cúrio, Sofia Ventura Spinelli, Joel Lucas Bravo,Gilberto Lucas Bravo e Maria de Lourdes Pena Lopes (4); João Saldanha, João Augusto de Moura e Hugo Spinelli (6); Norberto Rocha e José Euclides de Souza (7); Luiz Vitório Ennes Cariello (8) e Eduardo Antonio (9).

(*)  estagiária com supervisão de Henrique Amorim

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.