Witzel libera reabertura de bares, restaurantes e shoppings em todo o estado

Prefeituras têm autonomia para decidir sobre restrições; em Friburgo segue valendo isolamento social
sábado, 06 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Witzel libera reabertura de bares, restaurantes e shoppings em todo o estado

O governador Wilson Witzel, do Estado do Rio de Janeiro, autorizou a flexibilização das regras de isolamento social em todo o território fluminense a partir deste sábado, 6. O decreto com as novas normas que permitem a reabertura de shoppings centers, bares e restaurantes, além da prática de exercícios ao ar livre, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio no fim da noite de sexta-feira, 5. 

As medidas, por enquanto, não valem para Nova Friburgo, já que as prefeituras têm autonomia para determinar as restrições de isolamento ou flexibilização. Portanto, seguem valendo na cidade as determinações de isolamento social previstas no último decreto publicado pelo prefeito renato Bravo que, inclusive, cancelou a retomada gradual das indústrias e confecções, a pedido da Justiça.

O decreto foi assinado no mesmo dia em que o estado do Rio já havia contabilizado, até as 17h30, 63.066 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 47.091 pacientes recuperados e 6.473 óbitos decorrentes da Covid-19 - Nova Friburgo tem 283 casos confirmados, sendo 77 profissionais de saúde, e 24 óbitos. Há ainda 36 casos suspeitos na cidade, entre eles quatro óbitos. Ao todo, 82 pacientes já se recuperaram da doença e 312 casos suspeitos foram descartados.

Segundo o decreto de Witzel, os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade e garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. As praças de alimentação devem obedecer o mesmo limite de capacidade. Já as áreas de recreação, como cinemas, permanecerão fechadas.

Bares e restaurantes também poderão abrir suas portas a partir deste sábado com apenas 50% de sua capacidade. Pontos turísticos como Cristo Redentor e Pão de Açúcar foram liberados para atender ao público, também com metade de sua ocupação reduzida.

Também foi autorizada a volta do futebol e de esportes de alto rendimento, mas sem público e desde que sigam protocolos da Secretaria Estadual de Saúde. Também estão autorizados os cultos religiosos em áreas ventiladas e com os fiéis com máscaras e a um metro e meio de distância entre os demais.

A prática esportiva também está liberada em parques, praias e lagoas, desde que não haja aglomeração de pessoas. Academias de ginásticas continuarão fechadas até o dia 21 de junho, assim como as escolas das redes pública e privada e salas de cinema.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra