Vigilância apreende 17 cigarros eletrônicos em Friburgo em um dia

"Vapes" podem levar a uma dependência da nicotina ainda maior do que o cigarro normal
terça-feira, 12 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Vigilância apreende 17 cigarros eletrônicos em Friburgo  em um dia

A Vigilância Sanitária de Nova Friburgo, setor da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, apreendeu 17 cigarros eletrônicos na sexta-feira, 8, pelas ruas da cidade. No último mês, outras 20 unidades foram apreendidas em eventos. 

A ação segue as normas da resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 2009, do Ministério da Saúde, a qual proíbe a comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico. Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em votação unânime, decidiu manter a proibição dos cigarros eletrônicos no país.

Também conhecidos como vaporizados ou "vapes", os cigarros eletrônicos podem oferecer uma dependência da nicotina ainda maior do que o cigarro normal. A composição do vapor contém substância derivadas de metais pesados que podem ocasionar câncer, enfisema pulmonar e fibrose pulmonar. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) alerta para o risco da intoxicação e também da explosão do aparelho na boca do usuário.

Seguindo a solicitação da Anvisa, a Vigilância Sanitária de Nova Friburgo continuará a inspeção para coibir a venda e propagação do uso dos cigarros eletrônicos, com o objetivo de manter a manutenção de uma saúde de qualidade dos cidadãos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde