No Estado do Rio, o licenciamento de veículos de passeio pode ser feito 100% digital e os proprietários não precisam mais ir a uma unidade de atendimento do Detran para a emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) na versão impressa, popularmente conhecida como verdinho. Durante a pandemia, mais de 1,2 milhão de pessoas optaram por essa facilidade e baixaram a versão digital do documento em aparelhos celulares ou tablets, sem precisar agendar o serviço ou sair de casa.
No total, de janeiro a outubro deste ano, entre licenciamentos em documento físico e digital, 2,5 milhões de pessoas já licenciaram seus veículos, o que representa cerca de 80% dos veículos licenciados em 2019. Embora o Detran esteja fazendo 25 mil licenciamentos presenciais por dia, o órgão orienta a população a buscar a versão digital do documento para evitar aglomeração nas unidades.
Segundo dados do Detran, cerca de 300 mil proprietários já pagaram as duas taxas obrigatórias - GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e o DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder) -, estão aptos a baixar o documento, mas ainda não o fizeram.
A versão digital, válida em todo o território nacional, é a mais indicada para este momento de pandemia. Além de permitir ser baixado em até cinco dispositivos como celulares e tablets, o documento digital pode ser impresso pelo próprio motorista, em casa, e substitui completamente o tradicional documento em papel verde. Se algum agente de fiscalização solicitar o CRLV em uma blitz, por exemplo, o motorista pode apresentar tanto a versão digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito quanto a impressão em papel A4 ou similar feita em casa.
“O tempo é de retomada, mas ainda estamos numa pandemia. Hoje, já temos uma forma muito rápida e prática para ter o documento de licenciamento do carro, que é o CRLV digital. Os proprietários de veículos podem regularizar o licenciamento anual no próprio celular ou tablet e baixar o documento em até cinco dispositivos diferentes, ou seja, outras pessoas que usam o carro podem ter o licenciamento nos celulares também. Tudo isso com toda comodidade, sem precisar sair de casa, ou agendar, e nem se deslocar até um posto do Detran”, frisou o presidente do Detran, Adolfo Konder.
Para quem quer baixar o CRLV digital, é preciso ter o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Apenas os proprietários que tiverem quitado os boletos de GRT e DPVAT conseguirão fazer o download do documento. O Detran disponibiliza um link para verificar a situação atual do CRLV (www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=crlv). Se todas as taxas estiverem quitadas, aparecerá uma versão parcial do documento de 2020. Caso, apenas a versão de anos anteriores apareça, é sinal de que alguma taxa deixou de ser paga.
Passo a passo para obter o CRLV digital
No aplicativo Carteira Digital de Trânsito, um tutorial explica como realizar o procedimento, através do link (www.servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/). O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no portal gov.br, que é o cadastro do Governo Federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.
Pessoa física
1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2. Cadastre o usuário
- Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
- Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
- Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
3. Baixe o CRLV Digital
- Faça o login
- Selecione “Veículos”
- Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
- Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital
Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente. Outro ponto é que o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.
Pessoa jurídica
Através do menu “Meus veículos” no Portal de Serviços do Denatran. Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
2. Clique em "Entrar com gov.br", depois selecione “Certificado digital”;
3. Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
4. Na sequência, serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
5. Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”;
6. O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4;
Mais informações: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-denatran/crlv-digital-saiba-como-baixar
Prorrogação do prazo de licenciamento
Na última sexta-feira, o Detran anunciou que os proprietários de veículos do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020. O Detran prorrogou o calendário de licenciamento anual e o vencimento para todas as placas (0 a 9) passou para o próximo dia 30.
Deixe o seu comentário