Vamos Florir! Renovada parceria entre Acianf e prefeitura para o projeto

Encontro na prefeitura reforça necessidade de o Horto Municipal receber maior incentivo
terça-feira, 02 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Praça Marcílio Dias, no Paissandu, uma das estrelas do projeto Vamos Florir (Fotos de divulgação)
A Praça Marcílio Dias, no Paissandu, uma das estrelas do projeto Vamos Florir (Fotos de divulgação)

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, participou na semana passada de uma reunião com os secretários de Governo e Casa Civil, Pierre Moraes, e de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, além dos diretores de Parques e Jardins, Vantuil Cler Wenderoscky e Vandré Nunes Maya, com intuito de apresentar à nova gestão da prefeitura o projeto Vamos Florir e renovar a parceria. O Vamos Florir é uma iniciativa da Acianf, em conjunto com a Fundação Dom João VI, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos que busca estimular a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas. 

O projeto contribui para o embelezamento da cidade e para a autoestima do cidadão friburguense em consonância com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros. Somando-se aos benefícios sociais, ambientais e cívicos, a reurbanização das áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município.

Na ocasião, Júlio Cordeiro entregou aos gestores da prefeitura um dossiê com mais de 45 páginas sobre o projeto criado em 2018 e que tem a parceria de empresários locais. Logo no início do projeto, muitas empresas demonstraram interesse em participar. Uns diretamente com os próprios paisagistas e outros através de modelos de negócios da Acianf. Atualmente quase dez novas empresas têm interesse em aderir ao projeto aumentando as intervenções em Nova Friburgo.

A equipe técnica do Vamos Florir é composta por engenheiros agrônomos, jardineiros e encarregados, além do apoio da Secretaria de Serviços Públicos, com mão de obra, insumos e equipamentos, para que tudo seja realizado da melhor forma possível. No dossiê apresentado, também constam fotos das diversas intervenções já realizadas em alguns espaços públicos, como as praças do Suspiro, do Lúpulo (em frente ao supermercado Cavalo Preto) e Marcílio Dias; as avenidas Julius Arp e Alberto Braune; Rua Ariosto Bento de Mello; o trevo de Mury, entre outros. 

Horto municipal 

Um ponto importante tratado na reunião foi a necessidade do horto municipal receber maior incentivo, já que é de lá que vêm as mudas que são plantadas nas praças, tanto nas intervenções iniciais, quanto na manutenção. Outra sugestão muito bem recebida pelos secretários da prefeitura e que acredita-se que será incentivada é que o conceito de jardins verticais possa ser aplicado no horto.

Outra participação importante para o êxito do Vamos Florir é da Fundação Dom João VI, que já possui projetos paisagísticos para as intervenções, a fim de que se possa ter uma padronização dos canteiros. A Fundação também é responsável pelo projeto de paisagismo da Praça Getúlio Vargas, que será de grande benefício para todos, pois conservará e valorizará a principal praça de Nova Friburgo.

Segundo o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, a reunião foi muito produtiva e o projeto só tem a crescer. Os secretários observaram a necessidade de maior participação também de outras secretarias no projeto todo, o que nos deixa otimistas. O objetivo é fortalecer ainda mais a parceria e aumentar a participação de todos nas intervenções”, resumiu. 

O secretário Pierre Moraes disse que irá reunir todos os possíveis envolvidos, para que sejam apresentados a outros projetos ligados ao mesmo objetivo e inclusive trazer recursos provenientes do meio ambiente. O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, garantiu que a parceria só tem a crescer: "Com esse projeto unimos iniciativa privada e poder público para cuidar de espaços para o bem comum da população. Traz beleza, atrai o turismoe divulga uma atração que são as produções de flores e também o horto municipal, que é uma fonte dessas flores e plantas", observou. 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra