O inverno deste ano permanece rigoroso e a Região Serrana vem se destacando quando o assunto é recordes de baixas temperaturas. Nova Friburgo continua saindo na frente e depois de registrar nas últimas semanas mínimas inferiores a 5 graus nas madrugadas e início das manhãs, a cidade voltou a ser notícia nesta quarta-feira, 16. Os termômetros registraram 0,7 grau por volta das 5h da madrugada obrigando a quem precisou sair de casa cedo para trabalhar a reforçar os agasalhos. No Pico da Caledônia houve formação de placas de gelo ao amanhecer. Registros em vídeos viralizaram nas redes sociais.
Com a temperatura de 0,7 grau, Nova Friburgo foi a segunda cidade mais fria do Brasil nesta quarta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A primeira foi Camanducaia, no sul de Minas Gerais, onde os termômetros marcaram 0,3 grau no distrito rural de Monte Verde, ao amanhecer desta quarta-feira.
Há até quem diga que o inverno de 2025 está mais forte este ano por consequência das ondas de calor do último verão. Os meteorologistas explicam que a estação tem sido marcada este ano por temperaturas abaixo da média devido aos fenômenos El Niño e La Niña, que alteram os padrões climáticos, não estarem em atividade. Nos invernos dos dois últimos anos, o El Niño marcou presença no Brasil mantendo as temperaturas mais elevadas que o normal para o período.
Segundo o Inmet, pelo menos até a próxima segunda-feira, 21, uma massa de ar frio deverá permanecer atuando sobre grande parte do sudeste brasileiro mantendo as temperaturas em declínio no Estado do Rio de Janeiro, principalmente nos municípios serranos, como Nova Friburgo. O próximo fim de semana deve ser gelado na cidade. Há previsão de mínimas em torno de 4 graus nos próximos dias. No sul do país, existe ainda a possibilidade de geadas em regiões de maior altitude.
Deixe o seu comentário