Posse do novo bispo de Nova Friburgo já tem data: 23 de agosto

Primeira missa de Dom Pedro Cunha Cruz será celebrada no ginásio do Colégio N.S. das Dores
quarta-feira, 16 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

A Diocese de Nova Friburgo anunciou, nesta semana, a data da posse canônica de seu novo bispo, Dom Pedro Cunha Cruz: será em 23 de agosto, um sábado, às 9h, na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com a participação de autoridades eclesiásticas, civis e representantes da comunidade diocesana.Logo após o ato de posse, será celebrada junto a todo o povo no ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores, a missa de acolhida do novo bispo diocesano.

A cerimônia será presidida por Dom Pedro e incluirá os ritos próprios de acolhida do novo pastor, como a leitura da Bula Papal de nomeação, a entrega do báculo e a saudação oficial dos fiéis. Representantes dos três vicariatos da Diocese — Norte, Litoral e Sede — estarão presentes, simbolizando a união do povo sob o pastoreio do novo bispo.

Dom Pedro Cunha Cruz foi escolhido para comandar a Diocese de Nova Friburgo, no final de junho, pelo Papa Leão XIV e vai suceder Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, transferido em abril, para a Diocese de Itapetininga, no interior paulista. Desde então, a Diocese friburguense vem sendo administrada pelo padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo. 

Dom Pedro é carioca e foi nomeado bispo em 2011 pelo Papa Bento XVI. É mestre e doutor em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Antes de sua nomeação para Nova Friburgo, atuava  como bispo da Diocese de Campanha-MG desde 2015, onde se destacou por seu zelo pastoral, atenção à formação do clero e proximidade com os fiéis.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: