Vacinação contra a gripe está a menos de uma semana do fim

Em Friburgo já foram aplicadas 77.359 doses; só idosos e profissionais da saúde atingiram meta
terça-feira, 23 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Vacinação contra a gripe em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Vacinação contra a gripe em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Termina na próxima terça-feira, 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, promovida desde 11 de março pelo Ministério da Saúde, através das secretarias estaduais e municipais de Saúde. Por enquanto, não há previsão de prorrogação da campanha. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, porém, tanto a nível nacional quanto local, esse é um objetivo ainda não atingido 

Em Nova Friburgo, por exemplo, até a última segunda-feira, 22, foram aplicadas 77.359 doses da vacina – desse total, 11.721 dos imunizados são portadores de comorbidades (doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão arterial). Apenas os públicos-alvo formados por trabalhadores da área da saúde (6.111 imunizados e cobertura vacinal de 138,48%) e idosos (48.838 imunizados e cobertura vacinal de 185,93%) atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Por outro lado, crianças (4.782 imunizados e 40,57% de cobertura vacinal); gestantes (532 imunizadas e cobertura vacinal de 32,88%); mulheres com até 45 dias após o parto (136 imunizados e 51,13% de cobertura vacinal); e adultos de 55 a 59 anos (5.239 imunizados e cobertura vacinal de 50,56%) estão abaixo da meta restando pouco menos de uma semana para o encerramento da campanha nacional.

Quem ainda não se vacinou, pode receber as doses gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, e na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Copertino Nogueira, em São Geraldo, aplica a vacina contra a gripe às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h.

No Brasil - A nível nacional, a cobertura vacinal foi semelhante à registrada em Nova Friburgo. Entre os grupos prioritários, os idosos foram o que tiveram melhor desempenho, com cobertura de 118,4%. Em seguida, estão os trabalhadores da área da saúde que chegaram à marca de 112,8% do grupo vacinado. Enquanto isso, o grupo com menor cobertura vacinal é o das gestantes, com cobertura vacinal de 53%, seguido das crianças com até cinco anos de idade, com 53,2% e mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas) com 63,8% do público vacinado.

A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus Influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves e até óbitos em decorrência da doença.

“A vacina contra a Influenza, no entanto, não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é formado por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina | saúde