Vacina contra Covid-19: termina nesta quarta o cadastramento de doentes crônicos

Procedimento permitirá à prefeitura traçar estratégia para este público na vacinação
terça-feira, 04 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Termina nesta quarta-feira, 5, o prazo para pessoas com comorbidades (doenças crônicas), de 18 a 59 anos de idade, se cadastrarem para serem vacinadas contra a Covid-19 em Nova Friburgo.  Embora ainda não haja data definida para o início da imunização desse público, o cadastramento tem por objetivo elaborar estratégias para não desperdiçar doses e realizar um trabalho eficiente no atendimento às pessoas desse grupo.

Até a semana passada pouco mais de sete mil doentes crônicos já haviam se cadastrado no site da prefeitura, uma quantidade considerada baixa pelas autoridades de saúde. Para se cadastrar é preciso preencher no site os dados pessoais e identificar a doença crônica. Para se vacinar, será preciso apresentar uma declaração médica ou uma receita que indique a prescrição de medicamentos de uso contínuo para o tratamento da respectiva comorbidade.    

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o andamento do cronograma de vacinação em Nova Friburgo depende do quantitativo de vacinas que o município recebe do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Rio. É importante esclarecer que as etapas também são seguidas de acordo o que determina o Plano Nacional de Imunização. Classificam como doentes crônicos os diabéticos, hipertensos, doentes cardíacos, portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), fibrose pulmonar, enfisema, bronquite crônica, doenças auto imunes, entre outras.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: