UTIs superlotam e Friburgo já está à beira do colapso

Dos 50 leitos disponíveis em toda a cidade, 49 estão ocupados. Deputado pede ajuda das Forças Armadas e Raul Sertã ganha nova ala Covid
quarta-feira, 07 de abril de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O mapa da ocupação de leitos no estado mostra Friburgo saturada (Reprodução da web)
O mapa da ocupação de leitos no estado mostra Friburgo saturada (Reprodução da web)

Enquanto Nova Friburgo - poder público, setores empresariais e a população -  discute como flexibilizar a bandeira roxa para salvar a economia da falência generalizada, um cenário ainda mais sombrio se avizinha: o colapso iminente das redes pública e particular de saúde, também por conta da Covid. 

Justamente nesta semana marcada pelo estágio de maior risco de contágio pelo coronavírus, a cidade vem registrando, pela primeira vez em mais de um ano de pandemia,  100% de ocupação de leitos de UTI, tanto no Hospital Municipal Raul Sertã quanto no da Unimed e no Serrano, ambos privados. Somente o São Lucas, particular, tinha, nesses últimos dias, leitos sobrando: um apenas.  

Para se ter uma ideia, desde o último domingo, 4, até antes da divulgação do boletim desta quarta, dos 50 leitos de UTI disponíveis em toda a cidade, 49 estavam ocupados por pacientes de Covid, o que eleva a taxa de saturação para 98%.  A situação só não é pior nas enfermarias, onde, dos 90 leitos totais, 66 estavam ocupados.

Mas a fila de espera por uma UTI em Nova Friburgo está, gradualmente, crescendo:  somente nesta terça, segundo a prefeitura, surgiram 55 casos suspeitos e três pacientes aguardavam vaga de UTI. Foram atendidos graças à alta médica dada a outros  pacientes. A situação tem levado médicos da linha de frente a fazerem a terrível “escolha de Sofia”: decidir qual paciente terá mais chances de se recuperar sob tratamento intensivo, conforme confidenciou uma profissional ao jornal.

Considerando apenas os leitos públicos de UTI e de enfermagem para tratamento de Covid, o mapa da Secretaria Estadual de Saúde (CONSULTE AQUI) revela, de uma perspectiva mais abrangente, uma situação preocupante: a cidade de Nova Friburgo já atingiu 100% de ocupação dos leitos públicos, sendo responsável pelo atendimento de 13 municípios vizinhos e cercada por outros municípios, mais distantes, com taxas de ocupação igualmente elevadas. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao jornal A VOZ DA SERRA que, se fossem abertos 300 leitos, todos entrariam para o sistema de regulação do estado e provavelmente seriam ocupados por pacientes de fora da cidade. A secretaria informa ainda que está apurando se houve mortes em decorrência da espera por leitos. 

Deputado pede ajuda às Forças Armadas

Diante do quadro crítico, o deputado federal Luiz Lima (PSL) encaminhou nesta segunda, 5, ao ministro da Defesa, general Braga Netto, um ofício pedindo a cessão de profissionais de saúde das Forças Armadas para auxiliar em demandas da pandemia do Covid-19 em Nova Friburgo. Como, por exemplo, a operacionalização de respiradores ainda fora de uso por falta de mão de obra especializada.

Para suprir essa mão de obra deficitária, a prefeitura já anunciou que vai publicar  um edital de processo seletivo para a contratação de 63 médicos de diversas especialidades. Além desses médicos, semanas atrás foram chamados 167 profissionais de saúde para reforçar o atendimento do Raul Sertã, equipes de vacinação e demais unidades de saúde, segundo a prefeitura.

Mas o processo não é tão simples assim. Segundo outra profissional de saúde que trabalha na linha de frente contra a Covid no Raul Sertã, a sobrecarga de trabalho e a baixa remuneração, com o corte de gratificações, são empecilhos à contratação de mais médicos.  “Lá dentro está o caos”, desabafou ela, entre um atendimento e outro.

Para o consultor e membro do Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) Raphael Spinelli, tecnicamente o sistema de saúde só não entrou em colapso porque o sistema hospitalar ainda não perdeu completamente a capacidade de atender as demandas. “Acredito que estamos dedicando muito tempo e atenção na área equivocada. Estamos perdendo tempo demais com essa discussão de bandeira e do que abre e do que fecha, e isso não resolve o problema da pandemia e da saturação da capacidade do sistema de saúde, e acabamos por perder o foco no que realmente faz a diferença: conscientização da população, uso de máscaras, ampliação de leitos e disponibilidade de medicamentos e vacinação. Essas ações têm que estar em primeiro plano, e não as bandeiras e o que abre e o que fecha”, avaliou.

Raul Sertã ganha nova área Covid

Os números crescentes de casos de Covid - 216 de segunda para terça - levaram a prefeitura a anunciar, na tarde desta quarta, 7, a abertura de 17 novos leitos de enfermaria no Raul Sertã. Segundo o governo municipal, a necessidade da abertura desses leitos se deve “à expansão descontrolada do número de casos de pessoas contaminadas” pela doença na cidade. 

O novo espaço funciona na área da clínica cirúrgica, uma ala que estava parcialmente fechada para obras e precisou passar por reformas de recuperação e adequação. Para o espaço entrar em atividade foi necessário que a Secretaria de Saúde adequasse o setor de CTI 2 e suspender, temporariamente, as cirurgias eletivas, sendo executadas apenas as de urgência e emergência. Contudo, foram mantidos os seis leitos de CTI geral e da ala coronariana para atender as outras especialidades. Os pacientes que passarem por essas cirurgias ficarão em setor próprio e com isolamento adequado. Os profissionais que trabalharão na nova ala Covid são aqueles convocados, na última semana, pelo edital de chamamento público. 

Atendimento em cadeiras pelos corredores

A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, destacou  que, mesmo com a abertura desses novos leitos, ainda não será suprida a necessidade da demanda da cidade. “Já temos pessoas sendo atendidas em macas e cadeiras pelos corredores do hospital. A nossa realidade é a mesma dos grandes centros, e se o friburguense não mudar a sua rotina de hábitos, a situação será devastadora e em pouquíssimo tempo”. A secretária disse também que a UPA já está atendendo com a sua capacidade máxima de lotação. “A situação é muito séria”, afirmou.

De acordo com o Núcleo Interno Regulatório do hospital, já existem pacientes de UTI na iminência de serem regulados pelo estado, ou seja, friburguenses que precisarem de internação em UTI correm o risco de não conseguirem vagas no município e serem encaminhados para qualquer outra cidade onde haja leito vago no estado. 

Sobre os 30 respiradores sem uso, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a alegar dificuldades para encontrar profissionais especializados para atuarem no setor, o que impossibilita prever uma data para início de operação dos equipamentos. 

“Nós estamos vivenciando o pior momento da pandemia. O vírus já sofreu algumas mutações que ainda são desconhecidas e torna mais grave a situação. Então, o momento é de cautela e precaução. Precisamos que o friburguense se conscientize do seu papel enquanto sociedade, pois, por mais que o poder público faça a sua parte, a responsabilidade deve ser repartida por todos. Os números mostram que o sistema de saúde pública da cidade está prestes a colapsar”, alertou Nicole.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra