Urnas terão intérpretes de libras para assegurar acessibilidade

Também já está disponível o simulador de votação, no site do TSE
terça-feira, 24 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Agência Brasil)
(Foto: Divulgação Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na segunda-feira, 23, data em que a Assembleia Geral da Nações Unidas declarou como o Dia Internacional das Línguas de Sinais, a utilização de alguns mecanismos para auxiliar a votação. A Justiça Eleitoral integrou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar a inclusão e a acessibilidade de eleitores com deficiência auditiva. O objetivo é garantir a essa importante parcela do eleitorado o exercício do direito ao voto e a obtenção de informações. 

Todas as urnas eletrônicas disponibilizadas no dia das eleições apresentarão um intérprete de Libras na tela. A ferramenta foi incluída pelo TSE pela primeira vez no equipamento em 2022.

Simulador de votação 

Disponível na página do TSE (www.tse.jus.br), o simulador de votação funciona, por sua vez, como uma versão digital da urna eletrônica para que os eleitores possam se familiarizar com o equipamento. O simulador ensina, de forma didática, por meio de candidatos e partidos fictícios, os procedimentos para o momento da votação real. Assim como irá ocorrer na urna física no dia da eleição, na urna digital do simulador, aparecerá também um intérprete da Língua de Sinais. 

Página do Tribunal 

A página do TSE também oferece uma ferramenta de acessibilidade que traz uma intérprete de Libras digital, para que, dessa forma, a pessoa possa navegar no site do tribunal de maneira autônoma. O mecanismo de acesso se encontra no canto inferior direito do site.

Sessões de julgamento e campanhas 

As sessões plenárias presenciais do TSE, que são transmitidas às terças (19h) e quintas-feiras (10h), bem como eventos transmitidos pelo Tribunal, trazem intérpretes de Libras para que as pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar os julgamentos do Tribunal ou alguma solenidade. As campanhas em vídeo disponíveis nos perfis do TSE nas plataformas e redes sociais também contam com a Língua de Sinais. 

Outros auxílios no dia das eleições 

A Justiça Eleitoral dispõe de diversos mecanismos para garantir aos  eleitores o acesso ao local de votação, entre eles o atendimento prioritário às pessoas com deficiência. No momento da votação, os eleitores com deficiência podem informar ao mesário as suas limitações, a fim de que a Justiça Eleitoral providencie a solução adequada para a ocasião. 

O eleitor nessa situação pode também contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança, a qual, caso seja autorizada pelo presidente da mesa receptora de votos, poderá ingressar na cabine de votação para acompanhá-lo. A condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação. (Fonte; TSE

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: