Unidades básicas de saúde ampliam atendimento com a chegada de novos médicos

Novidade beneficia os postos do Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, São Geraldo e Cordoeira
sexta-feira, 11 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O posto de saúde do Suspiro (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O posto de saúde do Suspiro (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo vem convocando nas últimas semanas vários médicos que foram aprovados em recentes processos seletivos simplificados. As contratações vão permitir maior oferta de especialidades médicas nas unidades básicas de saúde do município. O posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, um dos mais procurados pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por estar localizado no Centro, vai passar a contar com 31 especialidades, o que vai desafogar o ambulatório do Hospital Raul Sertã. As unidades básicas Tunney Kassuga, em Olaria; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira, também terão o atendimento ampliado. 

A marcação de consultas para médicos especialistas, no entanto, continuará dependendo de encaminhamentos de um clínico geral ou pediatra, mas sem a necessidade de filas nas madrugadas. O agendamento poderá ser feito nas recepções dos postos de saúde a qualquer hora, durante o expediente da unidade, através do sistema de regulação online do SUS, o Sisreg. A marcação obedecerá uma classificação de risco previamente estabelecida pelo médico que solicitou o encaminhamento do paciente. 

A falta de médicos nos postos de saúde era motivo de constantes reclamações de usuários. Faltavam especialidades básicas como cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e endocrinologia em unidades de grande movimento, como os postos do Suspiro, Olaria e Conselheiro. Sem atendimento nos postos ou sem poder esperar pela marcação em outras unidades, os pacientes tinham como alternativa buscar atendimento em unidades de urgência como o Hospital Raul Sertã e a Unidade Pronto Atendimento (UPA). Com a contratação dos novos médicos e a ampliação do atendimento nos postos de saúde, a prefeitura espera desafogar as unidades de urgência do município. 

No bairro Olaria, o mais populoso de Nova Friburgo, os usuários terão agora atendimento com alergista, clínico geral, fisioterapeuta, fonoaudiologista, generalista, ginecologista, nefrologista, nutricionista, odontólogo, otorrino, pediatra, prenatalista, psicólogo, psiquiatra e urologista. Já em Conselheiro Paulino, o posto  Waldir Costa vai ofertar clínico geral, dermatologista, endocrinologista, fisioterapeuta, generalista, ginecologista, odontólogo, pediatra, pneumologista, pré-natalista, psicólogo, psiquiatra e reumatologista. No Cordoeira, as especialidades são: angiologia, ginecologia, pré-natal, pediatria, clínica geral, psicologia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia. Em São Geraldo, a oferta será de clínica geral, dermatologia, ginecologia, nutrição, odontologia, otorrino, pré-natal e psicologia. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo