UFF Friburgo cria desafio para estudantes durante a quarentena

Projeto incentiva alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibulares a apresentarem soluções para questões relacionadas à pandemia
quarta-feira, 22 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
UFF Friburgo cria desafio para estudantes durante a quarentena

O projeto Consciência na Ciência, desenvolvido por professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município, lançou um desafio aos estudantes de ensino médio e de cursos pré-vestibulares: o desenvolvimento de um projeto sobre a pandemia de Covid-19, entre setembro e outubro deste ano, de maneira inteiramente virtual. O edital com as regras foi divulgado na última segunda-feira, 20 - ACESSE AQUI.

Os interessados devem formar equipes de três ou quatro alunos e realizar as inscrições entre os dias 10 e 23 de agosto. A participação é gratuita e não há taxa de inscrição. O objetivo deste desafio, que em 2020 substituiu os tradicionais cursos de férias oferecidos gratuitamente neste período do ano, que não puderam acontecer em função do isolamento social, é estimular os jovens a pensar em soluções para os problemas reais da própria comunidade onde vivem e que estão impactadas pela pandemia.

 Apresentação virtual

Tudo será desenvolvido em um ambiente virtual, com suporte de tecnologias digitais. Além disso, haverá supervisão de professores e alunos tutores da equipe organizadora, que podem ser da UFF ou de instituições de ensino parceiras do projeto Consciência na Ciência.

Os trabalhos serão exibidos para a comunidade nas redes sociais do projeto, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os mais bem avaliados por colegas de outras equipes, tutores e pela comunidade terão o mérito reconhecido com Menção Honrosa. Haverá também emissão de certificado com carga horária de 30 horas, contendo o nome dos estudantes e do trabalho apresentado.

Quem pode participar

O desafio lançado pelos professores da UFF é destinado a alunos matriculados no ensino médio (1ª, 2ª ou 3ª séries) de escolas públicas e privadas ou cursando pré-vestibular. Além disso, é indispensável que o participante resida em algum município localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. A inscrição será por equipes. Os membros da equipe podem ser de escolas e séries diferentes.

Tema central

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, o mais alto nível de alerta da organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Isto causou grande impacto em todo o mundo, incluindo o Brasil (Fonte: Opas/OMS).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra