Uerj lança programa de auxílio para inclusão digital de alunos

Objetivo é democratizar as condições técnicas para promover o acesso à internet
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Campus da Uerj em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Campus da Uerj em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Até o próximo dia 28, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai receber as inscrições para o Programa Auxílio Inclusão Digital voltado aos estudantes de todos os seus núcleos. A iniciativa da Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) tem como objetivo democratizar as condições técnicas necessárias para promover o acesso dos alunos à internet, durante o Período Acadêmico Emergencial, que terá inicio em 14 de setembro, com aulas e atividades remotas. O programa é válido também para os alunos do campus de Nova Friburgo, localizado na antiga Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia, e que se enquadram no perfil dos beneficiários.

De acordo com o edital, a universidade vai fornecer chips com franquia de serviços de dados móveis. Cerca de 12 mil estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-Uerj) serão beneficiados com a medida. O programa se destina a alunos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, que deverão assinar a Declaração de Vulnerabilidade Socioeconômica específica. Os estudantes cotistas e aqueles que recebem bolsa permanência estão dispensados de apresentar comprovação de renda, mas precisam se inscrever solicitando o Auxílio Inclusão Digital.

O auxílio terá a duração de seis meses, podendo ser renovado por mais um semestre. Caso haja retorno às aulas presenciais antes do término desse prazo, os chips serão cancelados automaticamente. A inscrição é feita por meio de formulário disponível na página eletrônica da PR-4, em www.pr4.uerj.br, ou do Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil (Daiaie), em www.daiaie.uerj.br. 

Para a pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, Cátia Antônia da Silva, esse é um passo importante que a Uerj dá em direção à efetiva inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “As aulas remotas, em plena pandemia, têm de chegar a todos. Não fazer nada seria fechar os olhos a uma realidade tão diversa. Muito me orgulha que a Uerj esteja sempre atenta a essas questões, se posicionando e promovendo ações que de fato democratizem o acesso de sua comunidade estudantil à educação”, afirmou a professora. Confira o edital na íntegra.

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: UERJ | Educação