Uma única empresa ganhou a licitação de cinco dos seis lotes do transporte escolar de Nova Friburgo, que aconteceu na última sexta-feira, 25. A licitação do lote cinco, que abrange algumas escolas dos distritos de Conselheiro Paulino, Campo do Coelho e Riograndina foi deserta, ou seja, não teve empresa interessada em ofertar o serviço. De acordo com a prefeitura, está sendo preparada uma nova licitação para atender as crianças que utilizam o transporte escolar nas áreas que abrangem o lote 5. Esse lote tem necessidade de nove vans, oito kombis, um ônibus, um microônibus e dois carros adaptados para transportar crianças com deficiência.
A empresa TransFree Locadora de Veículos venceu a licitação feita por pregão eletrônico dos cinco lotes e deverá receber R$ 11.182.400,00 para prestar o serviço durante todo este ano, conforme informa o ato oficial da prefeitura publicado na página 7 desta edição. A TransFree atenderá às necessidades dos alunos da educação básica da rede municipal de ensino de Nova Friburgo, que moram na zona rural e/ou em localidades de difícil acesso e/ou portadores de necessidades especiais com dificuldade de locomoção (cadeirante, e/ou com comprometimento de mobilidade comprovado).
A Transfree foi a única empresa a apresentar propostas. De acordo com a Prefeitura, a previsão é de que o serviço de transporte escolar seja iniciado na próxima semana. Com a licitação dos cinco lotes, a Transfree terá que oferecer 94 veículos com motoristas para operar o transporte escolar.
Licitação anterior impugnada
De acordo com informações da prefeitura, 12 escolas ainda não puderam retornar ao ensino presencial exclusivamente pela falta do transporte escolar. Isso porque a licitação para contratação da empresa, que prestará o serviço de transporte escolar, que estava agendada para acontecer no dia 11 de fevereiro teve que ser remarcada. Em nota, a prefeitura informou que o fato aconteceu devido às impugnações de algumas empresas no processo licitatório. O transporte escolar, geralmente feito com micro-ônibus ou vans, atende aos alunos de localidades onde o transporte público regular por ônibus não chega.
Ainda de acordo com a prefeitura, as empresas licitadas oferecerão o serviço a 51 escolas, atendendo aproximadamente 2.216 alunos da rede municipal de ensino. Em nota, a prefeitura ainda informou que “conforme orientação da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, os diretores das unidades, em diálogo com a comunidade escolar, passaram as informações necessárias e levantaram a hipótese dos pais levarem os estudantes temporariamente até as escolas por este período, o que foi aderido pela maioria.” Segundo a prefeitura, com isso, 39 escolas, cujos alunos precisam do transporte escolar, estão funcionando desde o dia 14 de fevereiro, quando iniciou o ano letivo de 2022.
Deixe o seu comentário