Transparência de investimentos: Rio é o primeiro a aderir ao sistema do Governo Federal

Parceria foi formalizada durante evento que reuniu gestores municipais, estaduais e federais
terça-feira, 01 de agosto de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Rafael Campos/Governo RJ)
(Foto: Rafael Campos/Governo RJ)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro aderiu, na semana passada, ao sistema Obrasgov.br, do Governo Federal. A parceria foi concretizada pelo vice-governador, Thiago Pampolha, durante a cerimônia de abertura da 20ª edição do Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, realizada no estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, na capital fluminense.

A ferramenta permitirá aos servidores estaduais localizar e avaliar a situação e o volume de investimentos federais disponíveis, além de auxiliar na fiscalização e na interação com os gestores responsáveis pelas políticas executadas. O Obrasgov.br, além de atender a diversos acórdãos do Tribunal de Contas da União, visa atender à demanda da sociedade por informações claras, atualizadas e centralizadas. Na ocasião, Pampolha destacou a atenção do Governo Federal às demandas do Governo do Estado do Rio e enalteceu a importância do evento.

“É fundamental entender a dimensão do trabalho que é feito nessa rede. Temos muitos desafios e estamos fazendo o dever de casa, ouvindo e entendendo as necessidades dos municípios e da sociedade. Estamos à disposição do bom serviço público e do bom debate técnico para servir ainda melhor à população, com entregas cada vez mais efetivas, sempre pautadas no diálogo e na transparência”, afirmou Thiago Pampolha.

Fortalecimento da Rede de Parcerias

Além da assinatura de adesão ao sistema, também ficou definida a inclusão do RioSolidario como um elo das redes de parcerias regionais, fomentando a formação e a qualificação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Rio. As parcerias são fruto do trabalho promovido pela Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Rio de Janeiro em Brasília, liderada pelo secretário André Moura.

A representantes da Presidência da República, ministérios de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Saúde, Educação, a Controladoria Geral da União (CGU), Caixa Econômica Federal, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), secretarias estaduais de Obras e Habitação Social, o RioSolidario, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), municípios e organizações da sociedade civil, Moura saudou o trabalho em parceria de todos os gestores públicos e a importância do diálogo institucional.

“Os municípios hoje têm, na nossa estrutura em Brasília, uma grande parceira. Principalmente no auxílio das demandas deles, que muitas das vezes têm dificuldade em ter pessoas lá, o tempo todo, acompanhando os trâmites e todos os processos. Estamos cumprindo esse papel de parceria colaborativa com acolhimento e apoio ao gestor técnico municipal, dando o devido cuidado às ações que necessitam de uma maior atenção na esfera federal”, destacou.

Gestores fluminenses em treinamento

Além das Organizações da Sociedade Civil, até a última quinta-feira, 27 de julho, centenas de representantes das diversas esferas de gestão pública dos municípios fluminenses realizaram reuniões técnicas e de capacitação, formando gestores com cursos diversos sobre governança e gestão.

Segundo a Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Estado do Rio de Janeiro em Brasília, pelo menos 35 municípios fluminenses fizeram a adesão oficial à rede. Esse número corresponde a 40% do território do Rio de Janeiro e em termos populacionais, correspondem a 70% da população de todo o estado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: