Tempo deve seguir instável até depois do feriadão de Aparecida

Onda de calor dá lugar a clima típico de primavera: sol, aumento de nuvens e risco de temporais no decorrer dos dias
quinta-feira, 08 de outubro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O desvio na Serramar: apenas 50 metros, mas crítico (Ernesto Galiotto/ Arquivo A VOZ DA SERRA)
O desvio na Serramar: apenas 50 metros, mas crítico (Ernesto Galiotto/ Arquivo A VOZ DA SERRA)

A onda de calor que extenuou até mesmo os friburguenses nas últimas semanas deve, enfim, dar lugar agora ao clima típico de primavera: uma sequência de sol, nuvens e temporais no decorrer dos dias.

Esta previsão da meteorologia deve perdurar até depois do feriadão de Aparecida, neste fim de semana e na segunda-feira, 12.

Segundo o Climatempo, depois de mais uma semana muito quente, o enfraquecimento do sistema de alta pressão e a formação de uma frente fria quase estacionada sobre o litoral do Sudeste favorecem o aumento da umidade nos próximos dias.

O feriadão, tanto para quem ficar em Nova Friburgo quanto para quem for viajar para, por exemplo, a Região dos Lagos,  deve ser de tempo instável, com sol pela manhã, aumento de nuvens à tarde e risco de temporais. Essa instabilidade deve continuar até o fim da próxima semana.

Vale lembrar que, entre as principais estradas de acesso a Friburgo, a RJ-142 (Serramar) continua com trechos em meia pista entre Lumiar e Casimiro de Abreu, incluindo um desvio de terra, de apenas 50 metros mas em curva e em rampa, exigindo atenção e cuidado dos motoristas que trafegarem por ali.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela manutenção da rodovia, não tem previsão para o reinício das obras na encosta que desabou em fevereiro deste ano.

O temporal desta madrugada em Friburgo veio acompanhado de fortes rajadas de vento que derrubaram árvores, mas não causaram maiores estragos. As chuvas caíram de forma isolada em alguns bairros, como Centro, Mury e Cônego. Já em Conselheiro Paulino, por exemplo, sequer choveu. Galhos também caíram na Serramar, após a patrulha próxima de Casimiro de Abreu (foto).

Contenção na Mury-Lumiar concluída

O DER-RJ informou que as obras de estabilização de encosta na RJ-142, no trecho entre Mury e Lumiar, foram finalizadas. A obra consumiu R$ 4.210.084,80.

As intervenções na altura do Km 9,5, reiniciadas em setembro passado, incluíram a construção de um muro em gabião (de malha de aço resistente) com 330 metros de extensão. O talude foi recuperado e protegido com a aplicação de biomantas, que servem para facilitar o plantio em locais de alta declividade e de formação de processos erosivos, além de ajudar a manter a estabilidade do morro. A aplicação das biomantas sobre o solo serviu para ajudar também no desenvolvimento das  espécies vegetais locais, assim como no reestabelecimento do sistema de drenagem natural.

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito | Turismo