Surpreenda os amigos com belas e ousadas "makes" de Halloween

Maquiadora ensina todos os truques para mostrar um visual chocante
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)

Para muitas mulheres e homens (sim, homem também pode!), a maquiagem é quase indispensável para datas importantes ou ocasiões especiais, e para uma boa parcela de pessoas, até no dia a dia. 

Para nossa entrevistada Luna Zbinden, 27 anos, especialista no assunto, caracterização e produção de moda possuem vertentes que vão além da maquiagem social. Com um muita criatividade, cor, glitter e outros apetrechos, surge uma belíssima maquiagem artística. Confira nossa entrevista exclusiva! 

Caderno Z: Quando surgiu sua paixão pela maquiagem artística? 

Luna Zbinden: A maior referência de maquiagem para mim são as Drags. Lembro perfeitamente da primeira vez que vi uma, pessoalmente, e foi amor a primeira vista! Depois disso sempre que eu podia pegava as makes da minha mãe escondida e passava horas criando vários visuais. Outra grande referência que nutriu essa paixão por criar personagens foi assistir muitos making offs de cinema e ver as transformações incríveis que os maquiadores fazem nos atores.

Como e quando você iniciou sua carreira?

Eu me maquio desde novinha. Como tinha muitas espinhas na adolescência e sofria bullying na escola por conta disso, quando fiz 14 anos comecei a usar maquiagem diariamente para aumentar minha autoconfiança. No início, eu não sabia bem o que estava fazendo, mas, ao longo do tempo fui praticando, estudando e aprendendo cada dia mais. Com isso, a família e as amigas sempre pediam para que eu as arrumasse para festas e eventos etc. Elas começaram a fazer uma divulgação boca a boca e em pouco tempo outras mulheres começaram a me procurar para contratar o meu serviço.

Como é o movimento de clientes na sua área? 

Dentro do ramo da maquiagem existem várias vertentes possíveis de se trabalhar, maquiagem social, noivas, maquiagem de cinema, maquiagem de tv, teatro, desfile, com efeitos especiais etc. Eu comecei a fazer produção de moda e audiovisual mais ou menos na mesma época, e isso me possibilita fazer diversos tipos de trabalho, o que é bom pois, apesar de durante todo o ano aparecerem trabalhos de maquiagem artística, geralmente para desfiles e ensaios conceituais, a busca maior por esse tipo de trabalho é nos períodos das festas de carnaval e halloween.

Nesta pandemia, qual solução você encontrou para driblar a crise? 

Para realizar um trabalho de caracterização é impossível manter o distanciamento mínimo recomendado. Por conta disso, durante um bom tempo dessa pandemia eu não trabalhei com maquiagem. A solução para mim foi buscar um outro trabalho fora da minha área. Agora, as coisas voltando ao “normal” tenho observado muito quais as medidas de segurança adotadas por grandes produtoras de cinema e utilizado todas as que eu posso, como higienizar as superfícies e as minhas ferramentas de trabalho antes e depois de cada modelo, desinfetar constantemente as mãos com álcool 70%, trocar de máscara a cada 3 horas, usar faceshield etc.

É preciso ficar antenada nas tendências. Como você fica por dentro de tudo que está rolando? 

Sim! O mercado da beleza está sempre lançando coisas diferentes e diferenciadas, e o mercado nacional tem surpreendido com produtos de muita qualidade, versatilidade e valores acessíveis. Mas não são só as novidades e tendências do ramo da beleza que nós, maquiadores, devemos acompanhar. O mercado do audiovisual e da música tem muita influência no nosso trabalho, seja por meio de personagens de novelas que viralizam batons, esmaltes e até mesmo uma tendência de moda, ou um personagem de um filme que é inspiração para caracterizações e editoriais de moda. E para ficar por dentro do que está rolando eu sigo muitas revistas conceituais de moda, artistas independentes do cenário nacional, fotógrafos, designers, atores e modelos do mundo todo e que me inspiram. E sempre dou uma busca no que mais anda rolando pelas redes sociais.

Dá para achar com facilidade aqui em Friburgo todos os produtos que você usa?

Eu sempre prefiro comprar de empresas locais e aqui em Friburgo temos muitas lojas nesse segmento que cada vez mais estão recebendo novidades e oferecem ótimos produtos a valores muito próximos de lojas virtuais. Com isso a maior parte do meu acervo é de produtos que eu comprei aqui.

Qual a make temática de halloween que mais “sai”, todos os anos? 

A caveira mexicana é um clássico que todo mundo ama e sai muito! Principalmente por termos várias festas do dia de los muertos na cidade.

Se utiliza muitos produtos para uma “make perfeita”. Como cuidar bem da pele recebendo essa quantidade de produtos?

Para fazer uma caracterização que dure a noite toda eu utilizo muitos produtos. Antes de tudo é importante limpar e hidratar a pele, e se a maquiagem for feita durante o dia é necessário também utilizar o filtro solar; depois disso vem o primer, as bases, o contorno, os pós, as sombras, cílios, glitter etc; para finalizar o make uso um spray fixador. São muitos produtos, por isso minha recomendação é sempre limpar bem e hidratar o rosto antes de dormir para cuidar da pele.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: