A mais recente pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) denominada Sondagem Industrial do Rio aponta crescimento do volume de produção no setor ao registrar 53,7 pontos em março, após seis meses de queda. A pesquisa varia de zero a 100 pontos e os valores acima de 50 indicam aumento. Com essa melhora na produção, o indicador de número de empregados também subiu e ficou com 49,5 pontos, o maior nível do ano, perto da linha de 50 pontos.
“O volume de produção avançou 10,7 pontos na comparação com o mês de fevereiro. É um aumento significativo, que influencia positivamente as expectativas para os próximos meses”, destaca o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.
Os dados da pesquisa mostram que a expectativa para os próximos meses é de crescimento da demanda por produtos (59,1 pontos), da compra de matéria-prima (54,8 pontos), do número de empregados (53,2 pontos) e das exportações (52,2 pontos), itens que tiveram resultados acima da média histórica. Somente a intenção de investimentos ainda está no campo negativo (48,3 pontos).
“A pesquisa aponta que a questão da falta ou do alto custo da matéria-prima ainda é o principal problema enfrentado pelos industriais fluminenses, mas a elevada carga tributária, questão historicamente mencionada pelos empresários, também continua sendo entrave à atividade produtiva”, ressalta Goulart. A Sondagem Industrial do Estado do Rio de Janeiro pode ser acessada através do link: www.firjan.com.br/sondagemindustrial.
Deixe o seu comentário