Solenidade em Lumiar marca os 20 anos de criação da APA de Macaé de Cima

Por conta disso foi programada uma semana inteira de atividades
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
A APA de Macaé de Cima (Fotos: Regina Lo Bianco)
A APA de Macaé de Cima (Fotos: Regina Lo Bianco)

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima celebra seus 20 anos nesta terça-feira, 14, e por conta disso foi programada uma semana inteira de atividades. Na terça, será realizada a cerimônia de celebração dos 20 anos, das 10h às 12h, na sede da APA ( Rua Moacir Brust, 11, em Lumiar). O evento contará com café da manhã e diversas autoridades convidadas como diretores e presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), superintendentes, secretarias de Meio Ambiente dos municípios, Subprefeitura, Polícia Militar Ambiental e demais parceiros.

Na quarta-feira, 15, das 8h às 13h, terá uma palestra para os alunos do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) - Escola Flores de Nova Friburgo (Vargem Alta) sobre a unidade de conservação, função dos guarda-parques, noções sobre prevenção e combate a incêndios florestais e animais peçonhentos.

Na quinta-feira, 16, vai ter CaminhAPA, das 9h às 14h. O local de encontro será na sede da APA. A caminhada será uma subida a Pedra Riscada em busca de mapeamento e monitoramento dos pontos de espécies exóticas invasoras na região. Na sexta-feira, 17, acontecerá a PassarinhAPA, das 6h às 12h. O local de encontro será na sede da APA. A atividade consiste em uma caminhada na localidade de Sibéria com evento de observação de aves com especialistas para trabalhar de forma educativa com o público.

Já no sábado, 18, acontecerá o CleanUPAPA, das 9h às 13h. O local de encontro também será na sede da APA e a atividade será uma caminhada na estrada Serra Mar com a população e voluntários para fazer um grande mutirão de limpeza e fixação de placas educativas em pontos estratégicos onde existe atualmente descarte irregular de lixo na região.

Sobre a APA Macaé de Cima

A APA de Macaé de Cima foi criada pelo decreto estadual 29.123, de 14 de setembro de 2001. Envolve grande parte do 5º distrito friburguense (Lumiar), parte do 7º distrito, São Pedro da Serra, e uma pequena parte do município vizinho de Casimiro de Abreu, por iniciativa do saudoso ambientalista Rosalvo Magalhães. A APA sucede a antiga Reserva Ecológica de Macaé de Cima, de domínio de Nova Friburgo.

Essa área tem uma importância fundamental para várias ramificações da ciência (biologia, botânica, zoologia, entomologia, hidrologia e outras), pois abriga espécies de vegetais, principalmente bromélias e orquídeas, e também de fauna que não são encontradas em qualquer outro lugar do mundo.

Por isso, a proteção desse pedaço do território de montanha friburguense está respaldada pela Constituição Federal de 1988. A APA é parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco em 1991; parte do tombamento da Serra do Mar/Mata Atlântica, estabelecida em 1991; parte do Parque Estadual dos Três Picos, criado em 2005, e abriga ainda duas unidades de conservação municipais, de Macaé de Cima e de Rio Bonito.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra