INSS. Melhoria do atendimento presencial vai ajudar quem não usa tecnologia

Investimentos para tornar as agências mais acessíveis começam na próxima semana
quinta-feira, 17 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai implementar, a partir da próxima terça-feira, 22, uma nova estrutura interna com o objetivo de melhorar a gestão dos atendimentos nas agências físicas da Previdência Social em todo o Brasil, na Central de teleatendimento 135 e no aplicativo para celulares Meu INSS. A medida foi formalizada por portaria publicada na última segunda-feira, 15, e faz parte de uma mudança de foco na atuação do órgão que será mais focada na presença física e adaptação ao segurado que não está habituado à tecnologia.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a reestruturação marca uma nova fase: “O INSS, que vinha com foco na tecnologia da informação e digitalização de documentos, agora assume uma nova direção: a humanização do nosso atendimento junto ao segurado”, anunciou. 

Uma das mudanças será a ampliação progressiva dos serviços prestados nas 1.587 agências espalhadas pelo país. A ideia é permitir que mais demandas, especialmente aquelas relacionadas à manutenção de benefícios, possam ser resolvidas diretamente nas unidades, respeitando a capacidade de cada local.

Além disso, os canais digitais e por telefone — o aplicativo Meu INSS e a Central 135 — passarão a ser supervisionados por uma coordenação-geral específica, voltada exclusivamente à gestão do atendimento ao cidadão. O objetivo é garantir mais agilidade nas respostas e padronização do serviço.

Também está prevista a criação de uma nova área de gestão das Centrais de Análise de Benefícios, com foco na redução do tempo de espera para aposentadorias, pensões e outros direitos. A medida visa acelerar a concessão de benefícios, um dos principais gargalos do órgão. Em junho, a fila de reconhecimento inicial de direito era de 2,44 milhões de requerimentos.

Outro ponto destacado pela nova estrutura é a atenção especial aos segurados com menor familiaridade digital, como idosos ou pessoas com pouco acesso à internet. A proposta é tornar as agências ambientes mais acolhedores e acessíveis.

Embora as mudanças tenham sido organizadas, os serviços ofertados pelo instituto permanecem os mesmos por enquanto. As novidades devem ser divulgadas ao longo dos próximos dias. (Extra.com)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: