O Sistema Fecomércio RJ (Federação do Comércio e Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro) está participando em Nova York dos eventos paralelos à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que jogam luz sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — plano global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.
Representantes da instituição buscam em eventos paralelos à Assembleia Geral da ONU experiências a serem aplicadas no Estado do Rio
Consultor da instituição para pesquisas econômicas e ações ambientais, Márcio Fortes foi destacado para acompanhar as discussões e trazer elementos a serem aplicados no dia a dia da Federação do Comércio Varejista e do Sesc e Senac RJ, que este ano passaram a ser signatários do Pacto Global da ONU.
“Bancos internacionais e os escritórios de montagem de negócios apontam caminhos novos a partir das vantagens brasileiras no novo padrão verde. É uma grande oportunidade para o Brasil neste momento, pois o país se diferencia positivamente na questão climática, com grandes instituições de pesquisa, capital humano e parcerias entre governos e empresas dedicadas ao assunto”, disse o consultor após participar do seminário Tendências e Oportunidades no Setor de Eletricidade no Brasil — Transição Energética e Reindustrialização Verde.
Márcio Fortes teve a oportunidade de compartilhar com os participantes ações realizadas pela instituição no Rio de Janeiro e fomentar iniciativas parecidas no mundo. Entre elas, a instalação de uma Usina Solar Fotovoltaica no hotel Sesc Nova Friburgo que reduz o consumo de energia.
Além dessa unidade, outras 11 estão no programa de aquisição de energia via mercado livre de energia alternativa, que visa a reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e economizar recursos. Em 2021, foi registrada a redução de 40 toneladas de CO² equivalente de gases de efeito estufa. Em 2022, a redução foi ampliada para mais de 150 toneladas.
Maior reciclagem de latas do mundo
Outra ação que vem sendo apresentada a lideranças internacionais reunidas em Nova York é aquela que fez o Sesc RJ entrar para o Guinness. Com apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), o Sesc RJ conduziu a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo no Carnaval da Sapucaí 2023. O título foi recebido pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc e Senac RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, durante o Desfile das Campeãs.
O Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc RJ, também é destaque nessa agenda internacional ao ser apresentado aos participantes dos eventos. Criado em 2000, o programa é uma ponte entre quem pode doar e quem precisa receber.
Atualmente, o programa recebe alimentos não perecíveis e
in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte para mais de 1.300 instituições, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, o Mesa Brasil orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitar integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. Alimentos
in natura fora do padrão comercial, mas próprios para o consumo, são revertidos para o prato de quem mais precisa e geram renda para pequenos produtores rurais.
Deixe o seu comentário