Setor têxtil faz ato pacífico nesta segunda na praça por flexibilização

Comandante da PM diz que protestos não estão autorizados
segunda-feira, 22 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Setor têxtil faz ato pacífico nesta segunda na praça por flexibilização

Empresários do setor têxtil de Nova Friburgo está organizando um ato público às 16h desta segunda-feira, 22, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em defesa da retomada das atividades. Segundo os organizadores, o ato é pacífico, democrático, e os participantes deverão cumprir todas as medidas de segurança sanitária, como uso de máscaras, além de respeitar o distanciamento físico interpessoal de pelo menos 1,5 metro.

Um dos lemas do ato é: "Precisamos lutar contra a Covid-19 sem sacrificar o sustento das nossas famílias".

O comandante do 11º BPM, tenente-coronel Alex Soliva, disse que a Polícia Militar  "não foi comunicada, muito menos autorizou manifestações, que sabidamente estão proibidas".

Há uma semana, o Ministério Público Federal (MPF) enviou ofícios com recomendações aos prefeitos de 13 municípios da região - incluindo Nova Friburgo - para que garantam o direito da população à livre manifestação. O procedimento foi tomado após notícias de coibição de carreatas e protestos na região. O procurador da República, João Felipe Villa do Miu, levou em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 7 de maio, em que o órgão considerou constitucionais manifestações durante a pandemia.

A PM, no entanto, é subordinada ao governo do estado.

"Todos nós nos sensibilizamos com a causa, mas nosso dever é cumprir e fazer cumprir a Lei. Não estamos e jamais estaremos contra a população, todos fazemos parte da mesma sociedade. Mas há proibição legal, e caso insistam no movimento, temos a obrigação de atuar", disse Soliva ao jornal A VOZ DA SERRA.

Procurada na época, a Prefeitura de Nova Friburgo informou em nota que “em nenhum momento normatizou algum ato oficial recomendando que fosse reprimida a realização de livre manifestação, e tampouco  descumpriu com as garantias os direitos individuais fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal. A recomendação do município é, desde o início da pandemia, evitar a aglomeração de pessoas. O município obedece, inclusive, liminar que mantém o distanciamento social da mesma forma como se iniciou em início de março, permanecendo com o estado de quarentena”.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra