Senai Cetiqt lança protocolo de retomada das atividades para o setor de confecção

Documento é um guia com recomendações para orientar a indústria no retorno gradual e seguro das atividades
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Senai Cetiqt lança protocolo de retomada das atividades para o setor de confecção

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Serviço Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou o protocolo Prevenção da Covid-19 na Confecção Industrial, documento que reúne recomendações e lista as melhores práticas para a retomada de atividades e proteção dos trabalhadores, com base técnico-científica e com referências de órgãos nacionais e internacionais. 

O material foi desenvolvido com a possibilidade de atualização frequente de acordo com o cenário epidemiológico e com o avanço do conhecimento científico sobre a Covid-19. Para isso, se pauta em pilares importantes como a comunicação, o distanciamento social, as atitudes corretas para entrada nos ambientes, limpeza e desinfecção, ações que surgem como pontos chave na adequação do ambiente de trabalho para os trabalhadores da indústria têxtil.  

O consultor do Instituto Senai, Luiz Leão, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do documento, revela que ele é um guia que reúne recomendações e melhores práticas para orientar a indústria no retorno gradual e seguro de suas atividades, mas ressalta que ele deve ser adaptado à realidade de cada empresa de confecção. 

“Focamos nas especificidades das operações, como descarte de agulhas, cuidados com os centros de treinamentos para costureiras, locais de registro de ponto e cuidados com a formação de fila no refeitório, além de orientações para o cuidado com a saúde mental de todos neste momento tão importante”.        

Cláudio Patrus, médico do trabalho do Sesi reforça que os cuidados com a retomada da indústria são essenciais para evitar novos contágios pois “a Covid-19 é uma doença que foi identificada há poucos meses e, de março até hoje, houve grande evolução tanto na lógica de atendimento quanto de tratamento”.  

O protocolo Prevenção da Covid-19 na Confecção Industrial é um documento que também promove instruções para o monitoramento da saúde dos trabalhadores sem sintomas através de telemonitoramento, onde o próprio colaborador informa os sintomas detectados através de aplicativo. 

“Esses protocolos farão enorme diferença para a retomada segura. Queremos que o Brasil seja reconhecido em sustentabilidade, saúde e segurança das pessoas”, finalizou Fernando Pimentel, presidente da Abit. 

Sobre o Senai Cetiqt

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - Senai Cetiqt – é formado pela Faculdade Senai Cetiqt, Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra