Na última quinta-feira, 9, foi realizado em algumas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) um mutirão Dia D de testagem em massa para detecção do vírus HIV e sífilis. A ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais, teve como objetivo ampliar a realização desses testes e consequentemente diagnosticar de forma precoce as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Foram realizados na ação especial 110 testes de HIV, sendo dois reagentes, e 156 de sífilis, sendo 11 reagentes. Ao todo 6.624 preservativos masculinos foram encaminhados às unidades de saúde, assim como folders contendo conteúdos de divulgação sobre a necessidade de prevenção às ISTs e como é feito o tratamento.
A Secretaria de Saúde observa que o Dia D na semana passada teve o intuito de chamar atenção para a necessidade de prevenção e detecção precoce dos vírus, mas a pasta lembra que durante todo o ano é oferecida a testagem nas unidades de saúde do SUS, através de um programa que já acolhe cerca de 1.200 pessoas no município. Os exames são oferecidos no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e nas ESFs Olaria (2 e 3), Riograndina, São Pedro da Serra, Rio Bonito, São Lourenço e Centenário, além dos hospitais Municipal Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro.
Neste mês está sendo desenvolvida a campanha Dezembro Vermelho, período em que são promovidas ações de conscientização, prevenção e tratamento das ISTs. Em Nova Friburgo, até a próxima sexta-feira, 17, estará sendo ofertado no laboratório do Hospital Municipal Raul Sertã o teste de detecção para atendimento de urgências, de pacientes internados e funcionários.
Deixe o seu comentário