A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão (Fazenda), implantou nesta semana a segunda fase do novo sistema de processos digitais. Na primeira fase, que começou no último dia 8, os processos administrativos passaram a tramitar, na secretaria, de forma digital, eliminando a necessidade do transporte físico de documentos entre demais setores e secretarias da Prefeitura de Nova Friburgo.
Desde a última terça-feira, 29, mediante cadastro, os contribuintes friburguenses podem abrir processos digitais, acompanhar suas tramitações e enviar ou receber documentos sem precisar sair de casa ou do trabalho. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Rodrigo França, “todas as informações, incluindo peças processuais, documentos e despachos, serão armazenadas em nuvem, garantindo acesso rápido e seguro, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).”
A implantação do novo sistema, ainda de acordo com o secretário, é fruto de uma força-tarefa administrativa para consolidar Nova Friburgo como cidade inteligente. Ela traz inúmeros benefícios ao município, como celeridade processual, melhor utilização dos recursos naturais, economia de custos de gestão administrativa e transparência aos atos administrativos.
O uso do meio eletrônico para a realização dos processos administrativos nas administrações direta e indireta da Prefeitura de Nova Friburgo foi regulamentado pelo decreto municipal 3.181, do último dia 25.
Deixe o seu comentário