Samba de friburguense com parceiros ganha Estandarte de Ouro no Rio

Devid Gonçalves, com mais outros 5 nomes, inovou com composição em formato inédito, em forma de carta
segunda-feira, 25 de abril de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Filósofo e Devid: parceria campeã (Arquivo pessoal)
Filósofo e Devid: parceria campeã (Arquivo pessoal)

A apuração do Carnaval é nesta terça-feira, 26, mas já tem friburguense sendo premiado no Estandarte de Ouro por Samba Inovação. Foi com essa pegada, realmente inovadora, que a parceria do friburguense Devid Gonçalves com mais outros cinco nomes, ousou e ganhou tal prêmio. 

“Falar da emoção em ganhar o Estandarte de Ouro por Samba Inovação é até difícil encontrar palavras para descrever. É uma emoção mágica, surreal! É como estar concorrendo ao Oscar, só com os melhores sendo premiados. Para a gente foi uma grata surpresa, a gente realmente inovou muito no samba. Fizemos um samba inédito na história do carnaval, que foi em formato de carta. Isso foi a contemplação da obra, e lógico que a contemplação maior virá nesta terça-feira, com a nota dos jurados, mas já ter ganho esse Estandarte, para gente já é algo inexplicável! Estamos em êxtase até agora! A ficha ainda não caiu”, reagiu Devid Gonçalves. 

“Eu gosto de frisar que para mim esse não é um prêmio individual da parceria, é um prêmio que rompe barreiras, é um prêmio nosso, daqui de Nova Friburgo e de todos os friburguenses que torceram e apoiaram a gente. Levar o nome de Friburgo para o maior carnaval, para o maior espetáculo da terra tem um significado muito grande para mim”, complementou. 

Relembre a vitória na disputa Unidos da Viradouro

A composição em forma de carta, juntamente com o lirismo, rimas ricas e melodia, trouxeram a vitória para o grupo de compositores na Viradouro, atual campeã do carnaval carioca. 

Devid integrou a parceria campeã na Imperatriz de Olaria em 2019, e no ano seguinte, em 2020, fez parte da composição do samba vitorioso na Unidos da Saudade. Ele integra ainda o grupo de Sandra de Sá, na Tradição, grupo de acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Outro nome de peso na atual parceria é Felipe Filósofo, vencedor do estandarte de ouro pela Unidos do Viradouro, em 2017.

Outro friburguense de peso também teve participação no samba. Guto Intérprete, que já emprestou a sua voz a diversas composições na cidade. 

Sobre o samba

Personagem da Commedia Dell’Arte, Pierrot tinha como característica escrever cartas de amor para Colombina e guardá-las. Na composição, também feita em forma de carta, ele nada mais é do que o narrador (representando a sociedade) que se reporta ao seu grande amor: a Colombina (representando o carnaval). 

A letra foi integralmente construída com elementos que marcam esta forma e também aquele período, como a finalização da composição, por exemplo, que é uma data e que foi a quarta-feira de cinzas daquele ano. Inclusive, vale a pena frisar, foi quando o Rio teve o maior carnaval de todos os tempos, pós gripe espanhola e Primeira Guerra Mundial - uma fiel alusão ao que vivemos nos dias atuais e que é apresentado pela sinopse da escola.

A melodia traz toda a nostalgia da época, rompendo, desta maneira, com o modelo dos desenhos melódicos e fazendo, assim, o som sugerir uma imagem e um sentimento. O samba ainda possui termos que foram cirurgicamente escolhidos pela parceria para retratar este momento único e o lirismo do maior carnaval da história.

Inovações estéticas 

Felipe Filósofo, um dos membros da parceria, é conhecido por inovações estéticas em sambas-enredo. É conhecido pela construção de um samba todo sem rima, resgatando um recurso utilizado por Martinho da Vila no enredo “Raízes”, no ano de 1987, em Vila Isabel. Pela Acadêmicos do Sossego, em 2017, fez o primeiro samba na história do carnaval em forma de diálogo e no ano seguinte, em 2018, o primeiro samba-enredo sem verbos. E em 2019, juntou as três inovações, em um samba só. 

Estandarte de Ouro

Estandarte de Ouro é o mais antigo e importante prêmio extraoficial do carnaval do Rio de Janeiro, sendo conhecido como "Oscar do samba" ou "Oscar do Carnaval", numa referência ao Prêmio Oscar. Foi criado em janeiro de 1972, numa conversa de bar entre os jornalistas do O Globo Heitor Quartin e Roberto Paulino. O prêmio é organizado e oferecido pelos Jornais O Globo e Extra à personalidades e segmentos que se destacaram nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. 

 

A letra do samba-enredo 2022 da Viradouro

 

Amor, escrevi esta carta sincera

Virei noites à sua espera

Por te querer, quase enlouqueci

Pintei o rosto de saudade e andei por aí

 

Segui seu olhar numa luz tão linda

Conduziu meu corpo, ainda

O coração é passageiro do talvez

Alegoria ironizando a lucidez

 

Senti lirismo, estado de graça

Eu fico assim quando você passa

A avenida ganha cor, perfuma o desejo

Sozinho te ouço se ao longe te vejo

 

Te procurei nos compassos e pude

Aos pés da cruz agradecer à saúde

Choram cordas da nostalgia

Pra eternidade, um samba nascia

 

Não perdi a fé, preciso te rever

Fui ao terreiro, clamei: Obaluaê!

Se afastou o mal que nos separou

Já posso sonhar nas bênçãos do tambor

 

Amanheceu! num instante já

Os raios de sol foram testemunhar

O desembarque do afeto vindouro

Acordes virão da viradouro

 

Tirei a máscara no clima envolvente

Encostei os lábios suavemente

E te beijei na alegria sem fim

Carnaval, te amo, na vida és tudo pra mim

 

Assinado: um pierrot apaixonado

Que além do infinito o amor se renove

Rio de janeiro, 5 de março de 1919

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval