A virada do ano é por si só um acontecimento mágico. Em uma fração de segundos terminamos um ano e começamos outro. De comer sementes de romã a pular sete ondinhas, as superstições para a virada de ano são tradições para algumas pessoas que buscam começar um novo ciclo com sorte, prosperidade, saúde, dinheiro e paz. Acreditando ou não nesses rituais, é sempre oportuno planejar a cor da roupa para o réveillon.
De onde surgiram as simpatias de ano novo
O costume de celebrar a chegada de um novo ciclo no calendário existe há mais de quatro mil anos. Naquela época, em vez de um "ano" novo, a passagem do tempo era contada pelas estações do ano. O primeiro povo a celebrar a festa de passagem teria sido o da Mesopotâmia, área que corresponde hoje aos territórios de Iraque, Kuwait, Síria e Turquia.
Por dependerem da agricultura para sobreviver, eles celebravam o fim do inverno e início da primavera, época em que se iniciava uma nova safra de plantações. Somente com a introdução do calendário gregoriano no Ocidente, em 1582, adotado pelo papa Gregório XIII, foi que o primeiro dia do novo ano passou a ser 1º de janeiro. Assim como as celebrações de ano novo nos tempos atuais representam esperança, há quatro mil anos alguns rituais eram feitos para atrair prosperidade e dinheiro, alimento e fartura.
Simpatias mais conhecidas
- Pular as sete ondas – Se você vai passar o réveillon na praia não pode deixar de pular as tradicionais sete ondinhas. Religiões afro-brasileiras e astrólogas dizem que o número atrai boas energias. Informação importante para completar o ritual: a cada onda pulada você deve fazer um pedido. Depois que acabar de pular as sete ondas, você deve sair do mar de frente e só andar de costas quando estiver totalmente fora da água. Assim vai deixar a energia negativa do ano que passou toda pra trás e daí pra frente só atrairá coisas boas.
- Frango - Pelo fato de a galinha 'andar para trás' enquanto cisca, alguns grupos optam por evitar comer carne de frango antes do ano-novo, porque simbolizaria uma espécie de retrocesso para o ano que se inicia.
- Roupa branca - O uso de roupas brancas nas festas de réveillon geralmente é utilizado por pessoas que pedem paz e positividade. Especula-se que a origem do uso tenha surgido em cidades praianas, em que praticantes de religiões de origem africana celebravam a virada do ano com roupas brancas. O costume passou, então, a ser replicado por mais pessoas, até chegar ao que é hoje.
- Beijo na virada - Para quem está buscando sorte no amor, assim que bater meia noite, você deve cumprimentar a primeira pessoa com um beijo para trazer sorte.
- Roupas íntimas novas - Para atrair a pessoa amada, é importante que se use roupas íntimas novas.
- Vestir branco - Em outros países essa tradição não é tão forte, mas aqui no Brasil é a cor que predomina na noite de ano novo. As principais orlas do país se transformam em um verdadeiro mar branco, repleto de boas energias e esperança. Muitos acreditam que usar roupa branca no réveillon atrai paz não só para si, mas para o mundo. Um mar de boas energias para um ano novo cheio de transformações positiva.
Cores para usar no ano-novo - Há quem acredite que usar uma cor específica na virada de ano atrairá o seu significado durante os novos 365 dias. Confira o que simboliza cada cor:
-
Branco: paz, pureza e calma;
-
Prata: novidades, inovação e modernidade;
-
Dourado: riqueza, sucesso e prosperidade;
-
Vermelho: paixão, desejo e intensidade;
-
Amarelo: dinheiro, alegria e extroversão;
-
Laranja: energia, entusiasmo e coragem;
-
Rosa: amor, afeto e carinho;
-
Lilás e roxo: autoconhecimento, desenvolvimento espiritual e intuição;
-
Verde: saúde, esperança e boa sorte;
-
Azul: harmonia, honestidade e confiança;
-
Preto: independência, autoridade e tomada de decisões.
Deixe o seu comentário