O Rotary Club de Nova Friburgo completou nesta quarta-feira, 18, 70 anos de atividades e comemorou. São sete décadas de uma trajetória de incontáveis projetos e ações de prestação de serviços à sociedade.
Profissionais da indústria, do comércio, do serviço público e profissionais liberais vêm se reunindo semanalmente, desde 1950, comprometidos em tornar a comunidade local e global em um lugar melhor para se viver.
Para comemorar o seu septuagenário, o Rotary Club de Nova Friburgo realizou uma Festiva presidida por seu atual diretor, Antonio Carlos Celles Cordeiro, que inovou ao recorrer aos recursos tecnológicos.
Com as restrições para eventos com grande número de participantes por causa da pandemia de Covid-19, foi realizada uma reunião presencial com 20 pessoas, entre elas, a diretora Adriana Ventura, do jornal A Voz da Serra — que curiosamente registrou em suas páginas a inauguração há 70 anos — e outra virtual, através das plataformas digitais do Zoom e do YouTube.
A reunião contou com a presença de membros dos Rotarys Niterói, Club padrinho, Cantagalo, Caledônia, Imperador, Suspiro, Olaria, Casa da Amizade, Rotaract, e ainda do governador do Distrito 4751, Adauto Ferreira Lemos Filho.
Uma curiosidade: de todos os presentes à reunião inaugural realizada no antigo Hotel Sans Souci, onde atualmente funciona a Universidade Estácio de Sá, destaque para a remanescente Dona Lurdes Cordeiro (foto), esposa do fundador Paulo Cordeiro.
Ela participou do jantar da fundação do Rotary Club de Nova Friburgo, e aos 94 anos é uma ativa colaboradora da Casa da Amizade, instituição fundada em 1961 pelas esposas dos rotarianos. Dona Lurdes, justamente homenageada no evento virtual, se manifestou agradecendo.
Rotary em Trovas
Durante o evento, também foi apresentado o resultado do concurso "Rotary em Trovas", uma parceria com a secretaria de Educação, União Brasileira de Trovadores (UBT), Cultura Inglesa e Centro Cultural Italiano.
Vencedores da categoria 1: 1º colocado, Ledilson Paulino da Silva; 2º, Regino Pereira Correa; 3º, Dulceneia Araujo Fernandes.
Vencedores da categoria 2: 1º colocado, Vitória Ventura Coutinho Ackermann (ganhou um curso de inglês completo na Cultura Inglesa); 2º, João Vitor Coelho (curso de italiano no Centro Italiano Alessandro Vianello); 3º, Daniel Ouverney da Silva Guimarães (um tablet).
Entre os convidados, o médico oncologista Henrique Oliva, do Instituto Cérasus, que recebeu dos rotarianos contribuição para subsidiar uma cirurgia de câncer de mama, no projeto para mulheres de baixa renda. Ainda na reunião foram lembrados vários sócios com atividades marcantes, como o empresário Richard Ihns, o mais antigo associado, e o recém-falecido Herbet Carestiato, campeão de frequência.
Deixe o seu comentário