Mesmo com as UTIs exclusivas para pacientes graves acometidos pelo coronavírus ocupadas em quase sua totalidade nos hospitais de Nova Friburgo na semana passada, o Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, em sua 23ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, que o município encontra-se com risco moderado de contágio. Ou seja, Nova Friburgo, assim como os demais municípios serranos encontram-se em bandeira laranja, segundo o Estado. A análise compara a semana epidemiológica 10 (de 7 a 13 de março) com a 8 (de 21 a 27 de fevereiro).
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as classificações roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
Para se chegar ao resultado são levados em conta seis indicadores relacionados à Covid-19: variação de número de óbitos, de internações, de positividade, taxas de ocupação de enfermaria e UTIs e tempo de internação. Na semana epidemiológica 10, Nova Friburgo teve menos 17 mortes e menos 15 internações, em relação à semana epidemiológica 8. Houve aumento de 35 infectados confirmados, além da ocupação de 69% das enfermarias e 85% das UTIs. O tempo médio de internação nas UTIs foi de 14 dias. Esses últimos dados foram atualizados na última sexta-feira, 26.
Na quinta-feira passada, 25, antes da divulgação da 23ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, que classificou Nova Friburgo com o risco moderado pelo Governo do Estado do Rio, a prefeitura não usou os critérios de bandeiramento municipal para esta semana e decretou medidas mais restritivas que entraram em vigor ontem, 29, e se estendem até o próximo domingo, 4 de abril. A prefeitura também implantou barreiras sanitárias nas entradas da cidade e toque de recolher entre as 21h e 5h, com proibição da circulação de pessoas nas ruas da cidade. A medida foi tomada para evitar a disseminação da Covid-19 e conter o fluxo de turistas e aglomerações durante o super feriadão, que vai até o próximo domingo e foi decretado pelo Governo do Estado.
Restante do Estado do Rio com risco alto de contágio
A 23ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 também mostrou que a situação da pandemia se encontra em risco alto (bandeira vermelha) no Estado do Rio de Janeiro. As regiões Centro Sul, Litorânea e Metropolitana I estão classificadas com risco muito alto (bandeira roxa); as regiões da Baía de Ilha Grande, Médio Paraíba, Metropolitana II, Norte e Noroeste estão com risco alto (bandeira vermelha), e a Região Serrana apresenta risco moderado (bandeira laranja), conforme o Mapa de Risco da Covid-19.
Na comparação do período analisado (últimos dias 7 a 13 e 21 a 27 de fevereiro), o Estado do Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de óbitos (2%) e também de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (24%). As taxas de ocupação de leitos do estado, na última sexta-feira, 26, estavam em 92% para UTI, e em 78% para enfermaria.
Deixe o seu comentário