Região Serrana registra queda nos índices de violência

Segundo levantamento do ISP, municípios bateram recordes de prisões e apreensões
terça-feira, 22 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
Os dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) referentes ao primeiro bimestre de 2025 mostram avanços importantes na segurança pública da Região Serrana fluminense. Em comparação com os dois primeiros meses de 2024, os números revelam uma redução consistente nos principais indicadores de criminalidade, como letalidade violenta e homicídios dolosos. Além de aumentos significativos em ações de repressão ao crime, como prisões em flagrante e apreensão de drogas.

Serra não tem latrocínios desde outubro de 2024. Os roubos de carga seguem zerados desde julho de 2023
“A redução da violência na Região Serrana é resultado direto do trabalho coordenado entre as polícias Militar e Civil, com inteligência, presença nas ruas e o apoio do Governo do Estado. Esses números mostram que é possível combater o crime com estratégia e com o compromisso de proteger a população fluminense”, declarou o governador Cláudio Castro.

A região não registrou nenhuma morte por intervenção de agente do Estado em 2025, e não registra latrocínios desde outubro de 2024. A letalidade violenta caiu de 17 para dez casos, e os homicídios dolosos (de 15 para dez) e tentativas de feminicídio (de cinco para dois). Já os roubos de carga seguem zerados desde julho de 2023.

As ações policiais foram intensificadas: houve aumento de 29,1% nas prisões em flagrante - o maior número já registrado para um primeiro bimestre desde o início da série histórica, em 2006. As apreensões de drogas também cresceram 21% — o maior número desde 2019.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: