Rede municipal de saúde realizou mais de 700 testes de HIV e sífilis em outubro

Durante todo o mês passado foi promovida a campanha Outubro Verde
sexta-feira, 12 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Rede municipal de saúde realizou mais de 700 testes de HIV e sífilis em outubro

Durante todo o mês passado foi promovida a campanha Outubro Verde, de alerta à necessidade de combate à sífilis congênita, promovendo a visibilidade do tema e a conscientização sobre a doença infectocontagiosa. Em Nova Friburgo, através do Programa Municipal de Infecções Sexuqalmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma programação especial durante o mês com atividades educativas, distribuição de preservativos e a testagem rápida de HIV e sífilis em unidades de saúde do município, nos hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro.

Somente em outubro, 368 testes de HIV foram realizados, sendo que, deste número, sete deram resultado positivo. Dos 408 testes de sífilis, 30 foram positivos para a doença. Dos exames realizados, 116 foram feitos em gestantes. É muito importante a testagem na gestação para que haja um diagnóstico precoce, já que a sífilis congênita pode causar má formação fetal ou, até mesmo, o óbito do bebê.

Além disso, durante todo o ano, o Programa de IST de Nova Friburgo continua oferecendo o serviço no setor de Atenção Básica. Por exemplo, na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) Olaria 2 e 3, Riograndina, São Lourenço e São Pedro da Serra. Os serviços também são oferecidos na Maternidade e no Hospital Raul Sertã. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é estender essa testagem para todo o município em breve.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde