Durante todo o mês passado foi promovida a campanha Outubro Verde, de alerta à necessidade de combate à sífilis congênita, promovendo a visibilidade do tema e a conscientização sobre a doença infectocontagiosa. Em Nova Friburgo, através do Programa Municipal de Infecções Sexuqalmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma programação especial durante o mês com atividades educativas, distribuição de preservativos e a testagem rápida de HIV e sífilis em unidades de saúde do município, nos hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro.
Somente em outubro, 368 testes de HIV foram realizados, sendo que, deste número, sete deram resultado positivo. Dos 408 testes de sífilis, 30 foram positivos para a doença. Dos exames realizados, 116 foram feitos em gestantes. É muito importante a testagem na gestação para que haja um diagnóstico precoce, já que a sífilis congênita pode causar má formação fetal ou, até mesmo, o óbito do bebê.
Além disso, durante todo o ano, o Programa de IST de Nova Friburgo continua oferecendo o serviço no setor de Atenção Básica. Por exemplo, na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) Olaria 2 e 3, Riograndina, São Lourenço e São Pedro da Serra. Os serviços também são oferecidos na Maternidade e no Hospital Raul Sertã. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é estender essa testagem para todo o município em breve.
Deixe o seu comentário