Raul Sertã adota classificação de risco para atendimento

Prioridade é determinada por cores, de acordo com a gravidade dos sintomas de cada paciente
terça-feira, 21 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Raul Sertã adota classificação de risco para atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo implementou no Hospital Municipal Raul Sertã o sistema de classificação de risco para o atendimento dos pacientes no Centro de Tratamento de Urgência (CTU). Trata-se de um protocolo de acolhimento usado por hospitais particulares e outras redes públicas de referência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino. A classificação serve para que os casos urgentes e não urgentes sejam separados, garantindo assim, um atendimento prioritário aos casos mais graves.

A classificação é feita por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgência); verde (pouca urgência); e azul (não urgente). Com isso, a ordem de atendimento dos pacientes obedece ao critério de gravidade de cada caso e não pela ordem de chegada à unidade de saúde.

A classificação é ainda um instrumento reorganizador dos processos de trabalho com o objetivo de melhorar e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa da secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, é que com a classificação o atendimento aos pacientes seja prestado com mais  eficiência e agilidade aos pacientes.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde