Diante da queda no número de casos da Covid-19 e a consequente baixa da positividade em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu que, a partir da próxima segunda-feira, 14, a tenda que foi armada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Conselheiro Paulino para a realização dos testes de detecção ao coronavírus será desmontada.
No início de janeiro, diante do cenário de alta contaminação pelo vírus na cidade, a Prefeitura planejou e executou ações para ampliar a testagem em toda a população que apresentasse sintomas do coronavírus. Agora, conforme já apontavam os especialistas, observa-se a diminuição de reagentes.
A UPA continuará recebendo os pacientes que buscarem atendimento hospitalar e assistência médica com sintomas da Covid, como sempre fez no interior da unidade, tal como o Hospital Municipal Raul Sertã. Entretanto, para situações de testagem, a orientação é buscar os centros de triagem da Via Expressa e da Praça das Colônias.
Os outros pontos continuarão funcionando normalmente para realizar os testes naqueles que estiverem com sintomas há pelo menos três dias. Todos os dias, inclusive finais de semana, de 8h às 17h — com entrega de fichas até as 15h30 — na Via Expressa e na Praça das Colônias. Já às segundas e quintas-feiras, em Lumiar, de 8h até 12h, na Ação Rural.
A Secretaria Municipal de Saúde informa e reitera que, caso veja a necessidade de ampliar novamente os locais para testagem, não medirá esforços, novamente, para oferecer o serviço aos friburguenses.
De acordo com o boletim epidemiológico de quarta-feira, 9, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 381 testes no município pelo SUS. Deste total, apenas 103 foram positivos (27,03%) e 278 negativos (72,96%).
Cobertura acima de 95%
A VOZ DA SERRA entrou em contato com a secretária de Saúde Nicole Cipriano para obter mais detalhes sobre a decisão de diminuir os pontos de testagem da cidade.
“Como já era previsto, nos últimos dias temos registrado uma queda de casos da Covid-19 na nossa cidade e esperamos que nas próximas semanas possamos estar ainda mais estabilizados com a situação da pandemia. Acreditamos que esse tenha sido um momento de contaminação de rebanho, que é quando consideramos que muitas pessoas já tiveram contato com o vírus, tendo imunidade que age como barreira, contribuindo para um possível fim da pandemia.
Podemos notar que durante o pico de contágio a vacina mostrou efeito na prática. Tivemos um número baixo de internações e óbitos em comparação com outros momentos de alta de contaminação. Isso demonstra que a vacinação tem surgido com eficácia em nossos munícipes. Por isso, fica a recomendação: continuem com os cuidados e procure um ponto mais próximo para receber o imunizante. Vamos aumentar a nossa cobertura vacinal que, mesmo acima de 95%, ainda não está na sua totalidade”, enfatizou a secretária.
Deixe o seu comentário