Projeto propõe detector de metais nas escolas de Nova Friburgo

Ideia é instalar os equipamentos, inicialmente, nos colégios localizados em regiões com maiores índices de violência
quarta-feira, 25 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo aprovou nesta semana, em primeira discussão, por 13 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, o projeto de lei, de autoria do vereador José Carlos Schuabb (União Brasil), que prevê a instalação, por força de lei municipal, de aparelhos detectores de metais nas escolas, de qualquer nível de ensino, no município. O projeto ainda terá que ser votado novamente pelos vereadores e, se aprovado, será encaminhado para o prefeito sancioná-lo tornando-o lei municipal, ou vetá-lo. 

De acordo com o vereador, o objetivo principal de sua proposta é garantir a segurança de todos os frequentadores das escolas, sejam alunos, funcionários, pais, visitantes e comunidade em geral ao coibir a entrada de instrumentos como armas de fogo, arma branca, como facas, estiletes, navalhas, canivetes, dentre outros. 

Ainda segundo o projeto do vereador Schuabb, no caso de o equipamento emitir o alarme ou sinal sonoro confirmando que a pessoa está portando uma arma, um funcionário designado pela administração municipal ou direção da escola, devidamente preparado e habilitado, deverá, inicialmente, orientar ao usuário sobre a retirada do objeto antes de adentrar ao local. Permanecendo o bloqueio, o responsável pela fiscalização poderá solicitar a exposição dos pertences, sem constrangimento à pessoa revistada.

O texto determina prioridade de instalação dos detectores em escolas localizadas em áreas que registram índices mais altos de violência, segundo constatação das polícias Civil e Militar. O não cumprimento da lei poderá acarretar sanções cíveis, criminais e administrativas.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: