Projeto Montanhe-se instala totem no Mirante Suíço, no Dia do Meio Ambiente

“Queremos que essas áreas se tornem mais agradáveis e bem cuidadas”, diz a idealizadora, Christiane Mussi
sexta-feira, 05 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O totem instalado (Divulgação)
O totem instalado (Divulgação)

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na sexta-feira, 5, o Montanhe-se, projeto desenvolvido pela jornalista Christiane Mussi e que visa a estimular o montanhismo e o estilo de vida nas cidades serranas, unindo turismo, esporte, entretenimento, meio ambiente e, sobretudo, a sociedade, promoveu mais uma ação de conscientização ambiental no Mirante Suíço, no bairro Suíço, próximo ao Centro de Nova Friburgo.

Na ocasião, parceiros e apoiadores do grupo se uniram para uma iniciativa diferente e inspiradora. Foi instalado no local o primeiro totem de conscientização ambiental e empoderamento de informação cultural. O instrumento foi instalado na rotatória do mirante, próximo ao local de manobra para veículos. Nele, foi afixada uma placa com as mensagens: “O lixo reflete nosso consumo, que reflete no comportamento. Sua atitude agora impacta o amanhã” e “Integre-se. Preserve. Transforme. Somos todos natureza”. 

O local também foi adornado com plantas e ganhou um banco de madeira, perfeito para apreciar a paisagem do Mirante Suíço. A ideia é que o local se torne um símbolo do turismo, por ser de fácil acesso e contar com um visual de tirar o fôlego. Mas apesar de tantos atrativos, o Mirante Suíço é alvo constante da ação de vândalos que degradam o espaço e deixam para trás todo o tipo de lixo.

Um lugar para contemplar as belezas de Friburgo 

“Não é uma ação voltada apenas para montanhistas e praticantes de trekking. Queremos chamar a atenção dos setores público e privado, além da sociedade, para que a gente cuide para que essas áreas se tornem mais agradáveis e bem cuidadas”, explicou Christiane Mussi, que completou: “A escolha do Mirante Suíço não foi por acaso. Ele é bem representativo porque está localizado bem no centro da cidade e nos faz perceber que Nova Friburgo está, literalmente, dentro da natureza”, destacou.

“A gente tem que se unir de verdade, passar a cuidar melhor do que é nosso. O poder público precisa e deve ser cobrado, mas não pode ser o único responsável pelo desenvolvimento e preservação da cidade”, disse Daniel Abreu, do portal de turismo Descubra Nova Friburgo, parceiro do projeto.

Em setembro de 2019 o Montanhe-se já havia promovido uma ação de limpeza e conscientização ambiental no Mirante Suíço. A iniciativa foi noticiada por A VOZ DA SERRA quando cerca de dez sacos grandes de lixo foram recolhidos do local. 

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra