Mais uma empresa de Nova Friburgo, a Toyoserra, passou a ser parceira do projeto Reciclotron, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é estimular os friburguenses a fazerem o descarte correto do lixo eletrônico, difundindo a cultura da sustentabilidade. Pontos de coleta de baterias, celulares e demais componentes eletrônicos (exceto lâmpadas fluorescentes) vêm sendo espalhados pela cidade (confira os locais aqui).
O projeto (www.reciclotron.com.br) inclui também um aplicativo. Através dele o interessado cadastra o material reciclável e acumula “reciclopontos” para trocar no comércio local, incluindo shoppings, lojas e até cervejaria. Cada produto tem seu valor na moeda recicloponto. A Toyoserra, por exemplo, está aceitando esses reciclopontos e trocando por doações para a Casa Madre Roseli, que há 70 anos presta assistência social a meninas carentes (conheça a história aqui).
A cada 150 pontos, a Toyoserra doa R$ 50 para a entidade. Uma pilha vale um ponto (ou recicloponto). Um computador vale 50 reciclopontos. Só ao cadastrar-se a pessoa já ganha cem pontos.
Reciclotron é um projeto do programa de extensão Sustenta Vida do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
Deixe o seu comentário