Procura por testes de Covid continua grande e gerando filas em Friburgo

Apesar da criação de mais dois pontos de testagem gratuitos, pessoas com sintomas da da doença se aglomeram
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Fila no novo ponto de testagem do Suspiro (Foto: Henrique Pinheiro)
Fila no novo ponto de testagem do Suspiro (Foto: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo implantou um novo ponto de testagem da Covid-19, na terça-feira, 25, na Praça das Colônias, no Suspiro, e na semana passada, já havia criado outro ponto, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino. Isso para desafogar o único Centro de Triagem para Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS) que havia no município, o da Via Expressa, onde a procura aumentou muito nesse início de ano.

Quem foi na terça-feira, 25, ao ponto da Via Expressa imaginou que, com a abertura dos novos pontos de testagem havia diminuído a fila no local, mas não foi isso que aconteceu. Várias pessoas que chegaram lá depois das 9h foram avisadas de que as 100 fichas para testes já haviam sido distribuídas. Enquanto isso, as filas, tanto na UPA quanto na Praça das Colônias, estavam enormes.

Em nota, a prefeitura informou que “não existe restrição de testes a serem realizados por dia. Entretanto, há a distribuição de 100 fichas para assistência médica e controle no fluxo de pessoas para que, assim, haja tempo hábil de atendimento às pessoas que estão com sintomas da Covid-19. Vale ressaltar que esse número não é a quantidade de testes realizados pela unidade no dia.” Algumas denúncias que chegaram à redação de A VOZ DA SERRA, no entanto, contradizem a nota da prefeitura. 

Várias pessoas relataram que foram ao Centro de Triagem apenas em busca do teste e funcionários avisaram que somente 100 seriam feitos no dia 25.

De acordo com dados divulgados no boletim diário pela Prefeitura, somente nesse dia, foram feitos 903 testes nos três pontos de testagem do SUS. Desses, 470 deram positivos e 433 negativos.

Também na terça-feira, 25, o prefeito Johnny Maycon divulgou um vídeo nas suas redes sociais, onde relatou que o momento é crítico e que as unidades hospitalares privadas estão com dificuldades em relação aos testes de Covid-19. “Abrimos o novo posto de testagem no Centro, mas o atendimento ainda não está dando vazão à gigantesca demanda que estamos enfrentando, principalmente por estarmos atendendo também pacientes da rede privada, que em grande maioria já não tem mais testes”, disse ele. De acordo com a prefeitura,  nesta última semana, foram realizados 721 testes em média por dia em Nova Friburgo, pelo SUS.

Na última sexta-feira, 21, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, garantiu, também em vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura, que não faltarão testes para os friburguenses na rede pública. “O município tem quantidade de testes suficiente para a população. Hoje, tem estoque elevadíssimo e condições de testagem”, relatou ela. No entanto, pediu à população que só busque os pontos de testagem quem está entre o terceiro ao sétimo dia dos sintomas.

Profissionais da saúde com Covid-19

Apesar de garantir o estoque elevado de testes, o que está faltando agora, são profissionais para realizá-los. Foi isso que o prefeito Johnny Maycon informou no vídeo. “Entendemos e nos desculpamos pela demora no atendimento em alguns locais, estamos trabalhando para solucionar essas questões, inclusive chamando mais profissionais para ampliar o atendimento. Mas infelizmente, nesse momento, estamos com diversos servidores da saúde afastados devido a Covid. Hoje pela manhã tínhamos cerca de 40 profissionais infectados e neste momento são aproximadamente 70 servidores afastados só no hospital.”

Em nota, a prefeitura informou que ”nesta quarta-feira, 26, havia nove profissionais no CT do Suspiro, seis no CT da Via Expressa e seis na UPA. Quando a ação ocorre em Lumiar, a equipe da Estratégia de Saúde da Família do distrito atua no espaço da testagem geralmente com cinco servidores.”

No mesmo vídeo o prefeito também informou que está abrindo chamamentos para a contratação de profissionais da saúde para suprir a demanda dessa nova onda da Covid-19 (veja reportagem na página 4 desta edição). 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde