Procon-RJ encontra variação superior a 500% nos preços de chocolates

Força-tarefa também inspecionou os pescados em supermercados do estado. Fiscais também estiveram em Nova Friburgo
quinta-feira, 17 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Secretaria estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon e o Procon  realizaram ao longo desta semana uma força-tarefa de fiscalização do comércio especializado na venda de itens típicos da Semana Santa e a Páscoa, como chocolates e pescados. Ao todo, 40 estabelecimentos foram autuados em todo o Estado do Rio de Janeiro por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e terão até 15 dias para apresentar resposta às irregularidades. Foram identificadas grandes variações de preços, principalmente de chocolates: 503%. 

Foram apreendidos, pelo menos, 31 quilos de alimentos impróprios para o consumo. Entre os itens descartados estavam frutos do mar, arroz, batatas e molhos que apresentavam prazos de validade vencidos e ausência de informações obrigatórias, como data de manipulação e validade.

“Quando o pescado é deixado ao alcance direto dos clientes, ele se torna vulnerável à contaminação por contato físico, o que representa uma ameaça à saúde e, em casos mais graves, à vida do consumidor. Por isso, orientamos os comerciantes a manter os produtos em áreas protegidas, fora do alcance das mãos, e a instalar sinalizações claras informando que é proibido tocar nos alimentos”, observou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

A Sedcon e o Procon também estiveram em supermercados e lojas especializadas na venda de chocolates e encontrou variações de até 503% entre marcas e estabelecimentos. O levantamento foi realizado em lojas físicas nos municípios da capital, Baixada Fluminense, e interior, incluindo  Nova Friburgo, além de sites de grandes redes e marcas. 

Para orientar os consumidores que ainda pretendem comprar chocolates para presentear neste Domingo de Páscoa, o Procon publicou em seu site (www.procon.rj.gov.br) a pesquisa de preços realizada nesta semana no estado. O relatório traz orientações de consumo consciente, como evitar compras por impulso, a importância de verificar informações nas embalagens, comparar o preço por quilo dos produtos e redobrar a atenção com brindes infantis e sites não confiáveis.

Como denunciar

Consumidores que desejarem registrar denúncias ou reclamações podem utilizar os canais de atendimento do Fala Consumidor e do Procon-RJ:

Fala Consumidor: WhatsApp: (21) 99336-4848

Telefone: 0800-2020143

E-mail: atendimento@sedcon.rj.gov.br

Procon-RJ: Telefone: 151. Em Nova Friburgo (22) 2525 9178

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: