As principais religiões e formas de fé no Brasil e no mundo

A religião é praticada pelo ser humano desde os primeiros tempos e utilizada, muitas vezes, para explicar os fenômenos da natureza
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
As principais religiões e formas de fé no Brasil e no mundo

AFRO-BRASILEIRA — As religiões afro-brasileiras têm origem na cultura de diversos povos africanos trazidos para o Brasil, entre os séculos 16 e 19. Tendo um importante papel na preservação das tradições culturais dos diferentes grupos étnicos negros (afro-brasileiros), há também, atualmente, um grande número de brancos e outros grupos étnicos que aderem a tais religiões, em especial o candomblé e a umbanda. Em quatro séculos de tráfico negreiro, cerca de 3,5 milhões de africanos aportaram no país na condição de escravos, o equivalente a 37% do total da população do continente americano. Eram de diversas etnias, cada qual com sua própria religião e cosmogonia.

BUDISMO — Filosofia ou religião não teísta surgida originalmente na Índia por volta do século 6 a.C.. Abrange diversas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos, o Darma, de Siddhartha Gautama, intitulado de Buddha.  É estimado que existam 500 milhões de seguidores no mundo, sendo considerada a 5ª maior religião em número de adeptos no planeta. O maior número de seus seguidores encontra-se no Oriente, em países como Japão, China, Tibete, Butão e Tailândia. No Brasil, segundo o censo de 2010, residem aproximadamente 245 mil budistas.

FÉ BAHÁ'I — Religião monoteísta, fundada por Bahá'u'lláh, na antiga Pérsia, enfatiza a união espiritual de toda a humanidade. Três princípios estabelecem a base para os ensinamentos bahá'ís: a unidade de Deus, fonte de toda a criação; a unidade da religião, que todas as maiores religiões têm a mesma fonte espiritual e partem do mesmo Deus; e a unidade da humanidade, que todos os seres humanos foram criados igualmente e que a diversidade racial e cultural deve ser apreciada e aceita. Segundo os ensinamentos da fé bahá'i, o propósito humano é aprender a conhecer e a amar a Deus através de métodos como orações, reflexões e ajuda aos outros.

SEICHO-NO-IE — Ou Lar do Progredir Infinito, em português, é uma nova religião de origem japonesa (Shinshūkyō) fundada em 1930 e que se faz presente em todo o mundo. A instituição religiosa se caracteriza pelo não-sectarismo, pelo estímulo ao aperfeiçoar o estudo. A partir de dados apresentados em 2014, a instituição religiosa alega que possui cerca de 1.511.859 membros em todo o mundo, sendo cerca de 521.100 aqueles que vivem no Japão.

RASTAFÁRI   Movimento religioso judaico-cristão surgido na Jamaica, na década de 1930, entre negros camponeses descendentes de africanos escravizados. O movimento proclama Haile Selassie  (1892-1975), o último imperador da Etiópia, como a 2ª vinda de Jesus Cristo ou como a própria representação de Deus (Jeová, também chamado pela forma abreviada ‘Jah’). De acordo com o livro etíope Kebra Negast, Haile Selassie é o herdeiro de uma dinastia real cujas origens remeteriam à Rainha de Sabá e ao Rei Salomão de Israel, filho do Rei Davi. Inspirado pela visão política do ativista jamaicano Marcus Garvey, o rastafári combina o cristianismo, judaísmo, o misticismo e uma consciência política pan-africana. Os membros do movimento são chamados ‘rasta’.O movimento foi disseminado internacionalmente através dos artistas e letras de Reggae, gênero musical surgido nas favelas jamaicanas na década de 1970.

As principais religiões do Brasil e do mundo

A palavra ‘religião’ tem origem na expressão latina religio, e até hoje existem debates a respeito do real significado desse termo. A interpretação mais aceita afirma que a palavra significa “religar”. Essa ideia faz menção ao fato de que, por meio da religião, o homem religa-se aos deuses e ao sagrado. Existem estudiosos, porém, que sugerem que o termo significa ‘reeleger’.

No conceito de religião em uma visão mais moderna, a palavra faz referência ao conjunto de crenças e visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser humano. Sendo assim, corresponde ao conjunto de crenças que faz o ser humano acreditar na existência de uma entidade ou ser superior.

A religião começou a ser praticada pelo ser humano desde a idade da pedra, sendo frequentemente utilizada para explicar os fenômenos da natureza. Cada religião possui suas particularidades, com histórias sagradas, símbolos, contos e um próprio código de conduta. Apesar disso, os estudiosos da área conseguem identificar aproximações em diferentes religiões, como no caso das maiores religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Atualmente, há diversas religiões no mundo, classificadas em três grupos:

  • Politeístas - sistema religioso que possibilita a crença em mais de um deus;

  • Monoteístas - … em apenas um deus;

  • Panteístas - … sistema afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se, portanto, na crença de espíritos da natureza.

Além desses três grupos, é importante mencionar os ateístas, pessoas que não acreditam em nenhum tipo de religião, nem na existência de uma entidade ou ser superior aos humanos. O princípio básico do ateísmo é o ceticismo, o questionamento do princípio básico de toda religião: a crença no divino.

Religião no Brasil

O Brasil é, teoricamente, um país que garante liberdade religiosa e de culto a todos que residem no país. Esse princípio está presente no artigo 5º da Constituição de 1988. A legislação brasileira também garante a preservação dos lugares de culto e da liturgia de cada religião. Sendo, portanto, um Estado laico, cabe ao governo criar condições para o convívio harmônico entre as religiões, sem favorecer nenhuma religião específica.

No entanto, sabemos que há um longo caminho no Brasil para garantir a liberdade religiosa para todos os grupos, uma vez que minorias religiosas ainda sofrem preconceito e perseguição.

Segundo o censo realizado em 2010 pelo IBGE, a distribuição religiosa no país, era a seguinte:

  • Católicos: 64,6%

  • Evangélicos: 22,2%

  • Sem religião: 8%

  • Espíritas: 2%

  • Religiões de matriz africana: 0,3%

  • Outras religiões: 2,7%

Já uma pesquisa mais recente, realizada pelo Datafolha em 2019, aponta que 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião. Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres representam 58% dos evangélicos e são 51% entre os católicos. A pesquisa foi feita com cerca de três mil entrevistados em 176 municípios de todo o país, registrando o seguinte:

  • Católica: 50%

  • Evangélica: 31%

  • Não tem religião: 10%

  • Espírita: 3%

  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%

  • Outras: 2%

  • Ateu: 1%

  • Judaica: 0,3%

No mundo

Quando o assunto são as maiores religiões do mundo, a composição muda consideravelmente. Dados disponibilizados pela CIA, a inteligência dos Estados Unidos, afirma que as maiores religiões do mundo são: Cristianismo (31,4% da população mundial), Islamismo (23,2%) e Hinduísmo (15%). 

Surgimento

A religião surgiu em algum momento entre os períodos paleolítico e neolítico (pedra lascada e pedra polida, entre 10 mil, 8 mil a 5 mil a.C.), assim que os primeiros grupos humanos tornaram-se sedentários. 

As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com os fenômenos da natureza — entendidos como uma manifestação divina. Com o desenvolvimento da humanidade e o surgimento de novas culturas, outros tipos de religião foram surgindo em diferentes partes do planeta. 

(Fonte: Brasil Escola)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: