Prevenção ao câncer: neste sábado tem ação para conscientizar mulheres

Rotary Club e Estácio promovem o evento “Ativismo no Outubro Rosa” no campus da universidade
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Prevenção ao câncer: neste sábado tem ação para conscientizar mulheres

O Rotary Club de Nova Friburgo e a Estácio de Sá promovem neste sábado, 23, das 9h às 13h, o evento “Ativismo no Outubro Rosa” no campus da universidade, no bairro Braunes, com disponibilização de um microônibus, que sairá da Estação Livre, a antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas. No próximo dia 30, outra ação semelhante está programada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito de Campo do Coelho. 

O evento contará com palestras e rodas de conversas sobre diversos temas, além de serviços, como aferição de glicose e pressão arterial e atendimentos individuais nas áreas de Psicologia, Direito, Nutrição e estética. “Serão atendimentos principalmente com orientações para o combate à violência institucional, porque muitas mulheres precisam de medicamentos, exames e cirurgias”, explicou Rosângela Cassano, que é membro do Rotary, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assitência Social (Creas) e integrante da Comissão da Mulher da 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo (OAB).

De acordo com Rosângela Cassano, “o intuito do evento Ativismo no Outubro Rosa é promover também o fortalecimento social das famílias, neste mês de conscientização da saúde feminina. Quem tiver pendência ou dúvida, poderá utilizar os serviços”, explica ela. Além do Rotary e da universidade Estácio, o evento é providos pela OAB, Federação das Indústrias (Firjan), secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, Associação de Mulheres Mastectomizadas (Amma), entre outros parceiros.

Mês de conscientização

O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A prefeitura tem realizado ações de conscientização e prevenção para o combate ao câncer de mama e do colo do útero e outras enfermidades femininas, entre eles, mutirões de atendimentos nas unidades de saúde e na maternidade, onde são realizados preventivos, solicitações de mamografia, orientações sobre autoexame e ultrassonografias das mamas.

A mamografia de rastreamento é um importante exame para a detecção precoce do câncer de mama e é recomendada pelo Ministério da Saúde na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. De acordo com a prefeitura, quem tiver com um encaminhamento para o exame deve comparecer à unidade mais próxima de sua residência para agendar o exame.  Os exames são feitos em clínicas particulares credenciadas.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde