Prefeitura pretende informatizar sistema de multas em Friburgo

Agentes de trânsito vão aposentar os talonários de papel e substituí-los por talões eletrônicos. Modernização deve custar quase R$ 750 mil
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Agente de trânsito em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Agente de trânsito em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Em breve os agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), da Prefeitura de Nova Friburgo, deverão deixar de aplicar multas de trânsito utilizando os tradicionais blocos de papel para aderir à tecnologia adotando uma espécie de ‘talão eletrônico’. Pelo menos essa é a intenção da prefeitura que no próximo dia 13 de outubro fará uma licitação para contratar uma empresa especializada na prestação de serviços de tecnologia da informação, para registro de infrações de trânsito e transporte. A estimativa de gasto com essa modernização é de R$ 747.338,00. As informações foram publicadas no último dia 25 no Diário Oficial eletrônico do município.

A empresa contratada permitirá registros on-line e off-line dos autos de infração, bem como a consulta em tempo real de informações de veículos, com acesso virtual à base de dados do Detran e, em modo off-line, capazes de armazenar dados dos veículos. Para isso, a empresa vencedora da licitação deverá fornecer diversos itens para possibilitar a informatização do sistema de multas do município, como 25 equipamentos PDA, com câmera fotográfica, cinco impressoras portáteis, entre outros. Os serviços deverão ser desenvolvidos e implantados no prazo de 60 dias a partir da assinatura do contrato, com prazo de execução de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Para justificar a substituição do talão de papel pelo talão eletrônico, a Prefeitura de Nova Friburgo alega que “o processo de fiscalização de trânsito atualmente praticado no âmbito municipal é burocrático e vagaroso, além de sujeito a falhas”. E que, “diante desse cenário, a utilização de meios tecnológicos disponíveis no mercado tem se mostrado uma das formas mais eficazes no auxílio da gestão e do registro de infrações de trânsito”.  

De fato, o aumento da frota de veículos automotores em circulação nas vias urbanas da cidade requer a implementação de tecnologias capazes de aprimorarem a gestão operacional do trânsito, tanto na fiscalização quanto nas demais atividades de apoio. Em suma, com a utilização do talonário eletrônico, o agente de trânsito vai lavrar o AIT (Auto de Infração de Trânsito), utilizando-se do equipamento móvel portátil que, automaticamente, transmitirá as informações registradas, via internet, para a base de dados do Detran, o que trará economia de tempo e recursos, pois não será necessário digitalizar, digitar e arquivar os autos de infração de trânsito, já que os mesmos serão arquivados nos bancos de dados das partes, estando aptos para a emissão da notificação de autuação.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra