Em live (transmissão ao vivo) realizada na página oficial do prefeito Renato Bravo nas redes sociais na noite de segunda-feira, 27, ele revelou que estuda a criação de barreiras sanitárias nos principais acessos à Nova Friburgo, de modo a conter a disseminação do novo coronavírus no município.
Ainda de acordo com o prefeito, a medida deverá ser implementada na RJ-116 (principal ligação com a capital do Estado), na RJ-142 (que liga Nova Friburgo à Região dos Lagos), na RJ-130 (Terê-Fri) e na RJ-150 (que liga Nova Friburgo a São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim). “Estamos falando de fazermos blitz nas barreiras sanitárias para que possamos ter o controle eficaz dessa situação. Nova Friburgo é uma cidade cortada pela RJ-116, que dá acesso aos municípios vizinhos do Centro-Norte e Noroeste do Estado. Além disso, temos a Terê-Fri, a estrada Serramar e também a estrada que vai para Amparo, considerando também Bom Jardim, Rio de Janeiro e Cachoeiras de Macacu. Mas não temos condições e estrutura para fazermos em todos esses pontos. Então faremos como blitz especiais em vários lugares, como acontece com a Lei Seca, que é um sucesso, sem dúvida nenhuma”, declarou o prefeito.
A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Subsecretaria de Comunicação Social(Secom) em busca de mais informações sobre a possibilidade da instalação das barreiras sanitárias, que informou, em nota, que “ainda não há previsão para início da ação”. No entanto, o Governo Municipal confirmou que está planejando pôr em prática a medida, que contará com agentes de saúde e apoio de outros órgãos municipais, de modo a realizar uma abordagem aos veículos para orientação sobre o uso obrigatório de máscaras em ambientes compartilhados do município; de higienização das mãos, além de outras informações pertinentes no combate a disseminação do coronavírus; e aferição de temperatura corporal para identificação de possíveis pacientes assintomáticos.
Ainda segundo a nota emitida pela prefeitura, caso alguém apresente sintomas, será orientado e encaminhado para avaliação médica, no caso dos cidadãos domiciliados em Nova Friburgo. No caso de turistas ou pessoas em trânsito, serão orientados a buscar ajuda médica em suas cidades de origem.
Deixe o seu comentário