Prefeitura e estado elaboram plano de retomada do turismo

Entre critérios para obtenção de selo estadual estão regras de distanciamento e de higiene
sexta-feira, 12 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Prefeitura e estado elaboram plano de retomada do turismo

A Secretaria de Turismo de Nova Friburgo elabora um plano gradual de retomada do setor para apreciação do Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) e do próprio prfeito Renato Bravo. A decisão foi tomada após o governador Wilson Witzel propor a mesma iniciativa.

A Secretaria Municipal de Turismo informou que vem mantendo contato com entidades como o Convention & Visitors Bureau, Conselho Municipal de Turismo, Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes e outros para elaborar as propostas com base no selo do estado e nas orientações da Oorganização Mundial de Saúde. Só depois do projeto concluído, será feita apresentação ao trade do setor.  

No estado foi lançado o programa “Rio Turismo Consciente”, que vai auxiliar na retomada gradual do setor. O selo - elaborado pela Secretaria estadual de Turismo, em parceria com a Secretaria de Saúde - orienta hotéis, pousadas e demais equipamentos turísticos a adotarem em suas rotinas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da OMS. 

Os prestadores de serviços turísticos devem se cadastrar no site www.turismoconscienterj.com.br para ter acesso ao manual "10 Mandamentos para o Turismo Consciente", onde há os critérios para obter o selo. A ideia é ter disponível, no site, informações para que o público identifique, em cada localidade, quais prestadores cumprem as regras impostas.

 Entre os critérios para a obtenção do selo estão a obrigatoriedade do distanciamento social de, no mínimo, um metro; uso de equipamentos de proteção individual; cumprimento de regras de higiene pessoal, tanto por parte dos profissionais quantos de clientes; e limpeza e higienização de ambientes. A capacitação dos profissionais para o cumprimento dos protocolos sanitários e a vigilância na saúde dos funcionários, por meio de testagens periódicas, são outros itens fundamentais a serem cumpridos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra