A Secretaria de Turismo de Nova Friburgo elabora um plano gradual de retomada do setor para apreciação do Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) e do próprio prfeito Renato Bravo. A decisão foi tomada após o governador Wilson Witzel propor a mesma iniciativa.
A Secretaria Municipal de Turismo informou que vem mantendo contato com entidades como o Convention & Visitors Bureau, Conselho Municipal de Turismo, Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes e outros para elaborar as propostas com base no selo do estado e nas orientações da Oorganização Mundial de Saúde. Só depois do projeto concluído, será feita apresentação ao trade do setor.
No estado foi lançado o programa “Rio Turismo Consciente”, que vai auxiliar na retomada gradual do setor. O selo - elaborado pela Secretaria estadual de Turismo, em parceria com a Secretaria de Saúde - orienta hotéis, pousadas e demais equipamentos turísticos a adotarem em suas rotinas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da OMS.
Os prestadores de serviços turísticos devem se cadastrar no site www.turismoconscienterj.com.br para ter acesso ao manual "10 Mandamentos para o Turismo Consciente", onde há os critérios para obter o selo. A ideia é ter disponível, no site, informações para que o público identifique, em cada localidade, quais prestadores cumprem as regras impostas.
Entre os critérios para a obtenção do selo estão a obrigatoriedade do distanciamento social de, no mínimo, um metro; uso de equipamentos de proteção individual; cumprimento de regras de higiene pessoal, tanto por parte dos profissionais quantos de clientes; e limpeza e higienização de ambientes. A capacitação dos profissionais para o cumprimento dos protocolos sanitários e a vigilância na saúde dos funcionários, por meio de testagens periódicas, são outros itens fundamentais a serem cumpridos.
Deixe o seu comentário