Prefeitura aplicou R$ 16 mil em multas durante a última bandeira vermelha

Dezoito estabelecimentos foram fechados em Friburgo por descumprimento de decreto. Vigilância alerta para golpes
terça-feira, 02 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Fiscais da prefeitura em ação na semana passada (Foto: Claudio Copque)
Fiscais da prefeitura em ação na semana passada (Foto: Claudio Copque)

A Prefeitura de Nova Friburgo aplicou cerca de R$ 16 mil em multas a estabelecimentos por descumprimento do decreto da bandeira vermelha, que vigorou até o domingo passado, 31. Conforme o balanço das ações de fiscalização divulgado nesta terça-feira, 2, seis multas foram aplicadas entre os dias 20 e 31 de janeiro.

Nesse período, foram realizadas 122 inspeções de cumprimento ao decreto n° 879. Segundo informações da força-tarefa, 18 estabelecimentos foram fechados. Outros 26 foram intimados. A prefeitura emitiu também 49 orientações e recebeu 23 reclamações pela Ouvidoria.

A ronda da força-tarefa circulou pelos bairros Centro, Perisse, Catarcione, Vila Amélia, Cônego, Cascatinha, Sitio São Luís, Mury, Lumiar, São Pedro, Olaria, Duas Pedras, Avenida dos Ferroviários, Praça de Conselheiro, Avenida Nossa Senhora do Amparo e Chácara do Paraíso.

A força-tarefa conta com ação conjunta da Guarda Municipal, Posturas, Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Bombeiros e Ouvidoria.

Como denunciar

A ação de fiscalização visa a conter o avanço do contágio de Covid-19 em Nova Friburgo e conta com a atuação conjunta da Guarda Municipal, agentes do Departamento de Posturas, Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Bombeiros e Ouvidoria. As operações da Força-Tarefa continuam durante toda a bandeira vermelha e a população pode colaborar enviando denúncias através de vários canais:

  • Disque Aglomeração da Guarda Civil Municipal: 153
  • Vigilância Sanitária: 2523-1958
  •  WhatsApp da Ouvidoria Geral: 99291-9128

Alerta sobre golpes

Durante ações de fiscalização em Friburgo, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde detectou a ação de criminosos tentando aplicar golpes em comerciantes e empresários. Trata-se de uma tentativa de extorsão de dinheiro, utilizando o nome e a imagem de fiscal da Vigilância Sanitária via aplicativo de celular.

Segundo os relatos, os bandidos entram em contato via aplicativo de mensagem, identificando-se como agentes da Vigilância Sanitária em operação, e usam  inclusive a foto de um funcionário real, captada de entrevista em TV. Depois, os estelionatários solicitam dinheiro para, supostamente, regularizar pendências do estabelecimento.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde informa que não entra em contato via WhatsApp com empresas solicitando repasse de dinheiro e solicita aos cidadãos que permaneçam sempre atentos, desconfiando de quaisquer mensagens desse tipo. O telefone da Vigilância Sanitária para orientações é 2523-1958.

Bandeira agora é laranja

Depois de oito semanas seguidas de bandeira vermelha, Nova Friburgo entrou neste  mês de fevereiro em bandeira laranja. O novo estágio passou a valer a partir desta segunda-feira, 1º, indo pelo menos até o próximo domingo, 7. 

A bandeira laranja  - que significa “risco moderado” de contágio pelo coronavírus - libera atividades comerciais que estavam restritas, como bares, lanchonetes e restaurantes. Na próxima sexta-feira, 29, será realizada uma nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte.

O que pode funcionar na bandeira laranja:

  • Indústria: funcionarão com capacidade até 60%;
  • Comércio e serviços: autorizado de 10h às 19h, de segunda a sábado;
  • Bares e congêneres: autorizado com 30% da capacidade, das 7h às 19h
  • Restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação de shoppings: autorizado com 40% da capacidade, das 7h às 23h
  • Barbearias e salões de beleza: poderão funcionar por meio de agendamentos. Não será permitida a espera dentro do estabelecimentos;
  • Hotéis e pousadas: funcionarão com lotação máxima de 60%;
  • Clubes sociais: liberados para até 40% de capacidade, vedadas atividades de contato;
  • Turismo e parques: liberados;
  • Instituições religiosas: liberados para funcionar com até 60% da capacidade;
  • Academias: funcionarão com 60% da capacidade;
  • Shoppings: liberados

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios